Universidade de Coimbra compromete-se com a abertura da informação científica

UC é uma das signatárias iniciais da Barcelona Declaration on Open Research Information.

13 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra juntou-se a um grupo de organizações de todo o mundo na assinatura da Declaração de Barcelona sobre a Abertura da Informação Científica, um compromisso para tornar a informação científica abertamente disponível através de infraestruturas académicas abertas.

Atualmente, uma grande parte da informação científica está bloqueada dentro de infraestruturas proprietárias, geridas por instituições com fins lucrativos que são responsáveis principalmente perante os seus acionistas e não perante a comunidade científica. Esta situação levou a uma forte dependência de infraestruturas fechadas, resultando em avaliações de investigadores e instituições baseadas em evidências não transparentes e na monitorização e incentivo da ciência aberta usando dados fechados.

Além disso, as decisões são frequentemente tendenciosas em relação a línguas, regiões geográficas e agendas de investigação menos privilegiadas. Para promover uma avaliação responsável da investigação, a ciência aberta e a tomada de decisões imparcial e de alta qualidade, os signatários da Declaração reforçam a urgência de disponibilizar abertamente a informação científica através de infraestruturas académicas abertas.

Ao assinar a Declaração de Barcelona, a Universidade de Coimbra compromete-se a liderar a reforma do panorama da informação científica e a transformar as suas práticas. Os compromissos incluem:

1. Tornar a abertura da informação científica a norma predefinida.
2. Trabalhar com serviços e sistemas que apoiem e permitam a informação científica aberta.
3. Apoiar a sustentabilidade das infraestruturas para a informação científica aberta.
4. Trabalhar em conjunto para realizar a transição de informação científica fechada para aberta.

Para serviços e plataformas de publicação, será exigido que a informação científica gerada nos processos de publicação (por exemplo, metadados de artigos científicos e outros resultados) seja disponibilizada abertamente através de infraestruturas académicas abertas, utilizando protocolos e identificadores padrão, quando disponíveis.

Além disso, a Universidade de Coimbra apoiará a sustentabilidade das infraestruturas para a informação científica aberta, participando na construção e na governança da comunidade e fornecendo contribuições justas e equitativas para a estabilidade financeira e desenvolvimento destas infraestruturas.

A Universidade de Coimbra reconhece a importância de partilhar experiências e coordenar ações para promover uma transição em todo o sistema, de informação científica fechada para aberta. Para facilitar isto, enquanto signatária da Declaração, a UC apoia o estabelecimento de uma Coligação para a Informação Científica Aberta e o fortalecimento da colaboração com outras iniciativas e organizações relacionadas.

Esse compromisso reafirma o papel de liderança da UC na promoção da ciência aberta e no avanço da investigação responsável e transparente, contribuindo para um ecossistema de informação científica mais acessível e equitativo.

| Saiba mais |

Leia a Declaração completa (em inglês).

Se quiser contribuir com a tradução da Declaração para o português, aceda a https://barcelona-declaration.org/translations/