UC convida cidadãos de Coimbra a refletir sobre a importância das ribeiras urbanas

SF
Sara Machado - FCTUC
11 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Maria João Feio e Sónia Serra, investigadoras do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), convidam os cidadãos de Coimbra a refletir sobre a importância das ribeiras urbanas já no próximo dia 16 de março, sábado.

A iniciativa, organizada no âmbito do projeto OneAquaHealth, terá lugar na margem esquerda do Parque Verde do Mondego, junto à ribeira (zona das piscinas e do Exploratório), pelas 15h00.

Nesta data, em que se comemora o Dia Nacional da Consciencialização sobre as Mudanças Climáticas, os cidadãos terão a oportunidade de refletir e discutir, conjuntamente, sobre o tipo de experiências que têm habitualmente próximo das ribeiras urbanas.

O objetivo deste evento é, essencialmente, conhecer as perceções gerais dos cidadãos de Coimbra sobre as ribeiras urbanas, a sua importância funcional para a sustentabilidade das cidades e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, e enquanto locais que contribuem para a conservação da biodiversidade.

Haverá ainda espaço para conversar sobre o interesse dos participantes e de que forma podem contribuir para a monitorização regular da qualidade das ribeiras urbanas e dos seus ecossistemas.

As inscrições no evento são gratuitas, mas obrigatórias até dia 15 de março, sexta-feira, através deste link.

Partilhe