Um prato de sabores africanos

03 dezembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Primeiro, corta-se a galinha em pedaços. Tempera-se com sal, alho e gindungo (pimenta) para depois cozinhar com óleo de palma, quiabo e abóbora. Estes são os primeiros passos para confecionar muamba (ou moamba) de galinha, um dos pratos mais populares da gastronomia angolana. Para quem não conhece, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) dão a oportunidade de provar este e outros pratos da culinária africana. Nas próximas duas semanas, a Sala B (antiga cantina dos Grelhados) vai servir uma ementa dedicada a África, no âmbito do projeto “Cozinhas do Mundo”.

O sabor está muito parecido

Para Mariana Alves, estudante de Português, “é uma boa réplica do que é mesmo uma comida africana”. Filha de pai moçambicano, a aluna da FLUC já conhecia a gastronomia e ficou “surpreendida” porque “o sabor está muito parecido”, refere. “Achei uma combinação muito interessante de sabores fortes que é bastante diferente do que nós estamos acostumados”, afirma Pedro Carvalho. O aluno de Biologia da FCTUC elogia a iniciativa dos SASUC que serve para “ter contacto com comida de outras culturas”.

A iniciativa Cozinhas do Mundo tem um preço fixo, de 4,10 euros. Depois da América Latina e do Oriente é a vez do continente Africano estar em destaque durante a primeira quinzena de dezembro. Depois da pausa de natal, em janeiro, será a Europa a ter destaque na sala B dos SASUC. Veja mais sobre a iniciativa Cozinhas do Mundo dos SASUC aqui e aqui.