Viagem ao oriente no prato

18 novembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Irasshaimase!  É assim que durante a próxima quinzena a Sala B das Cantinas Centrais dos SASUC (antigos grelhados) recebe a comunidade universitária. A iniciativa Cozinhas do Mundo dá um salto ao oriente apresentando comidas típicas de lugares como a Índia, China ou Tailândia.

“É uma iniciativa excelente” afirma Fabiana Faria.  O que motivou a estudante de antropologia da FCTUC a reunir um grupo de amigos para o almoço “foi ser comida oriental”. Catarina Dias, funcionária da UC, ficou a saber da iniciativa por outros colegas, que já tinham experimentado a quinzena dedicada à América Latina. “Não estou habituada a esse tipo de comida, mas gostei muito do que provei”, conta.

Não estou habituada a esse tipo de comida, mas gostei muito do que provei

Nas travessas, a oferta é muita, desde a sopa de santola Coreana às lulas fritas à Macaense, mas é o sushi o mais procurado. “As pessoas tem provado um pouco de cada prato mas o sushi é muito mais apelativo”, explica António Santos, um dos encarregados da Unidade Alimentar Central dos SASUC. De acordo com o responsável a ementa “está a ter boa aceitação e esperamos que assim continue”. Mas não é fácil sair dos sabores a que estamos habituados para o outro lado do mundo. “Foi um desafio que o Chef Lavrador me lançou e eu aceitei” – afirma Timóteo Inácio. O cozinheiro responsável pelas iguarias não esconde que para “cozinhar estes pratos era preciso já ter alguma noção”. Como é o caso do sushi para o qual Timóteo Inácio dá a dica: “usar o peixe o mais fresco possível, pois o que dá sabor ao prato é o peixe”, conclui. E deseja 맛있게 드세요 a todos!

A iniciativa Cozinhas do Mundo tem um preço fixo, de 4,10 euros. Depois da América Latina, a segunda quinzena de novembro é dedicada ao Oriente. Em dezembro, durante a primeira quinzena pretende visitar-se o continente Africano e, depois da pausa de natal, em janeiro, será a Europa a ter destaque na sala B dos SASUC. Veja mais sobre a iniciativa Cozinhas do Mundo dos SASUC aqui.

Irasshaimase – Bem-Vindo! (saudação ao cliente que entra, em Japonês)
맛있게 드세요 – Bom apetite (em Coreano)