Tertúlia sobre «Envelhecimento e Saúde Mental» na Biblioteca Geral da UC

BB
BGUC
31 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebe no dia 1 de junho, quinta-feira, a partir das 18 horas, António Leuschner e Margarida Pedroso de Lima para uma tertúlia sobre «Envelhecimento e Saúde Mental». É a sexta sessão do ciclo «Portugal 50 Anos (1973-2023) | O que mudou? O que falta fazer?». Já não há vagas para assistir presencialmente, mas é possível assistir, em direto, através da página de facebook da BGUC, nesta ligação.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra está a organizar, em 2023, um ciclo de tertúlias em torno do tema geral «Portugal 50 Anos (1973-2023): O que mudou? O que falta fazer?».O objetivo é discutir as transformações operadas em setores sensíveis desde o 25 de abril: demografia, cidadania, juventude, cultura, comunicação social, saúde mental, envelhecimento e … velhas/novas utopias! A iniciativa começou no dia 5 de janeiro, numa conversa sobre as tendências profundas ao nível da «Demografia e Ordenamento do território», com os Professores Eduardo Anselmo de Castro (UA e CCDRC) e Diogo Abreu (IGOT-UL). Depois, decorrer uma tertúlia sobre «Cidadania e direitos individuais», no dia 9 de fevereiro, com o Prof. Boaventura de Sousa Santos (UC) e a socióloga Cristina Roldão (ESE-IPS e CIES-IUL). No dia 9 de março, o debate sobre «Ser jovem em Portugal», especialmente centrado nas questões da habitação e da precariedade laboral juvenil, com a Arquiteta Helena Roseta e o Prof. Paulo Marques (ISCTE). O ciclo prosseguirá no dia 13 de abril com uma sessão sobre «Literacia, Cultura e Artes», com a participação do Prof. Abílio Hernandez Cardoso (UC) e da Dra. Maria Vlachou (Acesso Cultura).A 4 de maio, a conversa será dedicada ao tema «Jornalismo, fake news e redes sociais», com o jornalista Joaquim Furtado e a Prof.ª Clara Almeida Santos (UC). A 1 de junho teremos «Saúde mental e envelhecimento», com os Professores António Leuschner (CNSM) e Margarida Pedroso de Lima (UC). Para finalizar o ciclo, no dia 6 de julho, receberemos o Prof. André Barata (UBI) e a Dra. Manuela Cruzeiro (CES-UC), numa sessão intitulada «Utopias. A Liberdade. O Tempo». Neste caso, a proposta é uma conversa sobre o imaterial, num questionamento sobre quais as utopias, as expectativas, as preocupações, as lutas das gerações que atravessa(ra)m 1973 e 2023.

António Leuschner


Médico, licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1974, especialista em Psiquiatria desde 1981. Chefe do Serviço Hospitalar em 1994 e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos, de 1997 a 2019. Presidiu ao Conselho Nacional de Saúde Mental de 2010 a 2022. Agraciado com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, do Ministério da Saúde, em 2014. Professor Catedrático Convidado de Psiquiatria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, entre 1998 e 2019, onde desempenhou funções docentes a partir de 1979. Possui a Competência em Gestão pela Ordem dos Médicos, o MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Porto e o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, Escola de Direção e Negócios (AESE). Coordenador do Programa Nacional de Saúde das Pessoas Idosas, em 2006. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e do Comité Científico da Alzheimer Portugal. Foi vogal do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (2018-2021). Integra ainda, desde 1999, o Grupo de Estudos do Envelhecimento Cerebral e Demências. Integrou vários Júris da Carreira Médica, de Doutoramento e de Mestrado do ICBAS e da FCM-UNL. É autor e coautor de numerosos capítulos de livros e artigos, tendo partici[1]pado em muitos congressos, seminários e apresentações relativos a temas como a Gestão de Serviços de Saúde, a Saúde Mental, a Gerontologia e a Doença de Alzheimer.

Margarida Pedroso de Lima


Licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia da Educação e doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, exerce funções como Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde leciona na área da Psicogerontologia, Psicologia do Desenvolvimento na idade adulta e Psicologia da Personalidade. Os seus territórios preferenciais de estudo abordam a intervenção desenvolvimental e terapêutica em grupo na promoção do bem-estar na idade adulta avançada e na prevenção do abuso e da discriminação. Tem-se dedicado à intervenção clínica e desenvolvimental mediada pela expressão e pelo movimento em domínios variados com jovens adultos, com adultos e com pessoas idosas. É autora de numerosas investigações e artigos publicados nas áreas supracitadas, promovendo e organizando encontros científicos e culturais, apresentações de comunicações em vários colóquios, conferências e também workshops nesses domínios científicos. Destacamos alguns trabalhos referentes a tópicos de abordagem preferencial, como o auto- -conhecimento, o corpo ou a memória: «Ensaios sobre o Comportamento Humano – Do Diagnóstico à Intervenção» (2005); «Envelhecimento(s)» (2010); ou «Posso Participar? Atividades de desenvolvimento pessoal para pessoas idosas» (2013).

Partilhe