Primavera no TAGV: um teatro mais aberto, acolhedor e próximo da comunidade

A nova temporada do Teatro Académico de Gil Vicente foi apresentada durante o Dia Aberto.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
22 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) apresentou a nova temporada de primavera com um convite especial à comunidade: que viesse conhecer os cantos à casa com um Dia Aberto.

“No fundo, é continuar a dar corpo àquele princípio que nos motivou muito desde o início, de criar espaços de maior proximidade com os públicos”, revela o diretor do TAGV, Sílvio Correia Santos. “É tornar o teatro um espaço mais aberto, mais acolhedor e mais fluido na sua utilização”.

Em breve os espetadores vão poder encontrar “outras formas de serem recebidos, quer na forma como os espetáculos são apresentados quer como se relacionam com o próprio espaço do teatro”, acrescenta Sílvio Correia Santos. O responsável aproveitou a oportunidade para anunciar novidades. Para além de passar a ficar disponível uma nova bilheteira, na entrada do teatro, o TAGV vai passar a ter uma sala especialmente dedicada aos mais novos, onde estes vão poder interagir com adereços e figurinos.

De acordo com o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra responsável pela pasta da Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, as mudanças mostram “uma abertura progressiva e crescente” do TAGV. “São iniciativas do género que colocam o teatro no centro da praça” tornando-o um “fórum público de expressão” e que traz, ao mesmo tempo, “a população para a discussão”.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou ativar os cookies no navegador

Quanto à programação, Sílvio Correia Santos sublinha a existência de vários momentos “altos” para os próximos meses do Teatro Académico de Gil Vicente. Com o convite para que cada um explore o que o TAGV tem para oferecer, o diretor destaca os vários espetáculos de dança e música que vão acompanhar toda a programação. Sílvio Correia Santos acrescenta ainda mudanças como o ciclo de cinema que vai passar a acontecer às terças-feiras.

Conheça a programação completa do TAGV na página https://tagv.pt/

Partilhe