Porque a Queima não são só concertos

As secções culturais da AAC estão presentes no recinto das Noites do Parque com actividades para todos os estudantes.

12 maio, 2016≈ 6 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

“Amo-te com a força de quem não te quer ver partir”. Este é o lema da Queima das Fitas em 2016. Com artistas nacionais e internacionais, os concertos marcam as noites dos estudantes no recinto entre os dias 6 e 13 de maio, mas não é só de música que vive a Queima das Fitas. Entre as diversas atividades que decorrem no Parque da Canção durante a semana, as secções culturais da Associação Académica de Coimbra (AAC) também marcam presença para dinamizar e garantir a diversão dos jovens estudantes.

a Queima também significa fazer coisas diferentes e divertidas

“A Queima não é só os concertos”, garante Pedro Silva, membro da Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da AAC (SAC/AAC). Segundo o seccionista, a festa também significa “fazer coisas diferentes e divertidas” como as atividades realizadas pelas secções. E como tem vindo a ser habitual nas últimas edições, para além da SAC, também a Secção de Escrita e Leitura (SESLA) e a SOS Estudante estão no “Queimódromo”.

Logo à entrada, os estudantes podem ver as tendas das várias secções culturais da AAC. Com a iniciativa “A cor do recinto” a SOS Estudante pretende dinamizar a noite dos jovens pelo parque. De acordo com Soraia Castanheta, responsável de marketing da SOS, o objectivo é “acordar o recinto para as pessoas que nós não conhecemos e fazer com que se liguem umas as outras”, explica.

O jogo acontece em três fases, primeiro os estudantes recebem uma cor, depois basta procurar alguém no recinto com uma peça de roupa com a cor selecionada que depois encaminha para a tenda da SOS Estudante. Se o conseguir, os participantes têm direito a um prémio. Segundo Soraia Castanheta, a ideia surgiu devido à associação das cores “a certas emoções, tanto negativas como positivas” e, para o evento, elegeram “um lado positivo das emoções e das cores a elas associadas”, conclui.

Promover a leitura e as atividades da secção são os objetivos da SESLA durante as noites do parque. Ana Cláudia Bordalo, da direção, adianta que ao aproveitar “o contacto com milhares de estudantes” que a Queima das Fitas proporciona, a secção dá a conhecer as actividades que ainda vão ser realizadas durante este ano lectivo. “Interagir com as pessoas para passar informação do que é que nós fazemos”, conta. Quanto a atividades na tenda do recinto, a responsável explica: para participar as estudantes devem dirigir-se à tenda da secção, “tiram a foto com a frase que nós tivermos nessa noite”. As fotos, que são partilhadas na página de Facebook da SESLA, devem ser partilhadas pelos participantes que se habilitam assim a vales na livraria Bertrand.

A astronomia também está presente no recinto. Entre as actividades promovidas pela SAC/AAC estão um concurso com perguntas sobre astronomia, a presença de um telescópio para fazer observações, a figura de um astronauta para fotografias e um simulador de salto lunar. Pedro Silva explica que o objectivo este ano passa por “angariar mais pessoas” para a secção cultural, mas sobretudo de fazê-las perceber que “as secções existem e que podem trabalhar à vontade connosco”. “Queríamos que as pessoas percebessem que isto está ao alcance de toda a gente”, afirma.

A Queima das Fitas decorre até o dia 13 de maio. Nas noites do Parque os estudantes podem ainda participar das actividades realizadas pela SDDH – Secção de Defesa dos Direitos Humanos, pelo GE/AAC – Grupo Ecológico da AAC. A fazer toda a cobertura dos eventos estão a TvAAC – Televisão da AAC, a RUC – Rádio Universidade de Coimbra, a Secção de Jornalismo da AAC e a Secção de Fotografia da AAC.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.