Estudantes da UC simulam Nações Unidas e debatem inteligência artificial

Entre 15 e 17 de março, mais de uma centena de estudantes da UC vão simular as Nações Unidas e debater "Inteligência Artificial: Impacto na sociedade do futuro". É a primeira edição do UN MUN da Universidade de Coimbra.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
15 março, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Foi como participante numa simulação, ainda enquanto estudante do ensino secundário, que Pedro Falcone viu nascer o gosto pela política internacional e ganhou mais confiança para falar em público. A história pessoal desdobrou-se numa enumeração de vantagens que surgiram posteriormente. Foram as "amizades para a vida, a consciência coletiva, o pensamento crítico". Mas a principal lição foi uma real influência que lhe "mudou a vida". A escolha de curso académico, ao ingressar em Relações Internacionais, e a escolha pela Universidade de Coimbra (UC).

Na primeira edição do UN Model da Universidade de Coimbra (UC MUN), Pedro Falcone abriu a sessão como Secretário Geral do MUN, diante de mais de 110 estudantes que, após a sessão de abertura, assumem o papel de delegados e comités das Nações Unidas, e jornalistas. Durante três dias vão debater "Inteligência Artificial: Impacto na sociedade do futuro" e simular, em diversas sessões, os trabalhos das Nações Unidas.

A partilha da história pessoal surge para que "todos se sintam inspirados" a participar em futuras simulações. De acordo com Pedro Falcone, iniciativas como o UC MUN são direcionadas a jovens. "Neste mundo e [com todos os seus problemas] era importante que destacassemos o papel da juventude na resolução de problemáticas. Quanto mais cedo nos envolvemos, mais preparados estamos e mais cedo vamos espalhar pensamento crítico e causar uma alteração social", garante.

Com delegados e comités, o UC MUN conta com debates e várias sessões de trabalho. "Estas simulações são bastante interessantes, mas quando se está em sessões com estes temas, o mais complicado é moderar as discussões", recorda o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Com um tema "difícil" e "altamente tecnológico" como é a inteligência artificial, o desejo do responsável da Academia para os três dias é "que o debate seja interessante e que [os participantes] escolham o que é fundamental". Sem extremismos e com respeito, Amílcar Falcão espera que os participantes possam "debater diferentes perspetivas e, se possível, arranjar uma solução para o problema", solução que "não precisa ser perfeita, mas consensual".

"Este é um espaço novo, no qual a AAC não tem tido intervenção, mas que com muito gosto acolhemos e celebramos", sublinha o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel. O dirigente estudantil reforça a ideia de que é para os estudantes "que este tipo de iniciativas acontecem", projetos que "criam sinergias" entre vários parceiros e que ajudam a criar "humanidades" em momentos em que desafios são cada vez maiores". "Está nas nossas mãos, da juventude, de criar as soluções", afirma Renato Daniel.

O Secretário-Geral da United Nations Association (UNA) Portugal, Mário Parra da Silva, acredita que, cada elemento presente, deve defender "a perspetiva do seu país, e procurar representar o seu país", mas sem nunca esquecer que "a ilustre assembleia, mais do que isso, representa um planeta e a Humanidade. Acima de vós, estão os interesses da Humanidade". Desta forma, o responsável do UNA Portugal deseja que, "ao passarem por estes procedimentos, transportem para o mundo dos adultos uma perspetiva mais universalista, integrada, mais consensual e mais de respeito".

O UN MUN consiste numa simulação guiada da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como finalidade construir e manter ligações entre os participantes e as Nações Unidas. Durante três dias, os mais de 110 participantes vão ter a oportunidade de representar um dos comités das Nações Unidas e desenvolver a capacidade de oratória, de argumentação, escrita e investigação. Na 1.ª edição do UC MUN o tema em discussão é "Inteligência Artificial: Impacto na sociedade do futuro".

Mais informações sobre o UC MUN em www.uc.pt/studenthub/ucmun/