Performance itinerante "VI/VER o Paço" acontece a 28 de maio no Paço das Escolas

A lotação é limitada. As reservas são obrigatórias e já podem ser efetuadas.

19 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 28 de maio, pelas 17h00, tem lugar uma performance itinerante no Paço das Escolas, intitulada "VI/VER o Paço".

Trata-se de um convite para uma experiência única de fruição patrimonial, no espaço cénico do Paço, palco para diálogos dramáticos, declamações, textos coreográficos e sonoplásticos, interpretativos do repertório escultórico.

Corolário do trabalho desenvolvido em duas Oficinas Criativas, uma do curso de História da Arte e outra do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a iniciativa "Vi/Ver o Paço" parte do estudo do repertório escultórico do Paço das Escolas. Observando as suas posições físicas, expressões e gestos, contemplando sentidos simbólicos, dramáticos ou cénicos, procurou-se compreender a volumetria e tensão destas obras, sinais de um movimento implícito que convida a auscultar a intenção original de cada criação.

O trabalho é uma criação coletiva dos alunos da Oficina Criativa de Património e Museologia do 1.º ciclo de História da Arte, da Oficina de Teatro do 1.º ciclo de Estudos Artísticos e bailarinos estagiários da Kale Companhia de Dança, com produção do Ensemble Portingaloise, em parceria com o Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC-UC).

A lotação é limitada pelo que a reserva é obrigatória, através do formulário disponível em: https://forms.gle/yPfdD7PE9SAi1aoN7

"VI/VER o Paço" é um evento convergente da 3.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis e desenvolve-se no âmbito do projeto “Imaginária: valorização e proteção participativa do património escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra” (Prémio Semente de Investigação 2021 - Santander/UC).