Orquestra Académica da UC apresenta CD comemorativo dos cinco anos de atividade

Álbum reúne algumas obras tocadas ao vivo pela OAUC, entre 2016 e 2021, no TAGV.

Marta Costa
16 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Da “vontade de assinalar de forma simbólica, mas justa, os primeiros cinco anos da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC)” surgiu um álbum, gravado ao vídeo, com algumas das obras e momentos de concertos no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). A apresentação, que decorreu a 15 de dezembro, segue o objetivo da OAUC de “exploração e divulgação de música de autores portugueses”, explica ainda a subcoordenadora da Orquestra, Inês Eulálio.

Fundada em 2016, o organismo é recente, mas “cinco anos foram suficientes para a OAUC deixar uma marca no espaço cultural da Universidade de Coimbra”, sublinhou a responsável.

Também a coordenadora geral do projeto nos últimos quatro anos, Joana Sayal, admite que o duplo CD "mostra algum do trabalho da Orquestra”, que tem marcado presença nos vários momentos de relevo no contexto universitário. Desde abertura do ano letivo à Semana Cultural. Ao incluir obras gravadas ao vivo entre 2016 e 2021, no TAGV, “é simultaneamente uma mostra do trabalho da OAUC desde a fundação, como o assinalar dos seus cinco anos”. Servindo também como memória futura para os estudantes, investigadores, alumni e docentes que a compõem, acrescenta Joana Sayal, o álbum “surgiu da vontade de registar em formato físico estes primeiros anos da Orquestra”.

De acordo com o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, o lançamento do duplo CD “marca o culminar de um processo de que a UC está profundamente orgulhosa”. “Uma aventura que dignifica muito a UC e uma oportunidade, a um nível muito exigente, de continuar a exercer essa paixão pela música”, adiantou.

Das obras publicadas, o maestro e diretor artístico da OAUC, André Granjo, destaca “alguns momentos históricos, como a primeira obra que a Orquestra tocou no TAGV, em setembro de 2016” ou ainda a obra “Universis”, criada por um antigo aluno e “o primeiro investimento em forma de encomenda de obra”. Todas as obras incluídas no duplo CD são de autores portugueses menos conhecidas do público, numa "aposta de um tipo de repertório que orquestras sinfónicas profissionais apostas pouco".

O álbum está disponível na Loja da Universidade de Coimbra e na sala da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (no edifício da AAC) e tem o custo de 15 euros. Mais informações sobra a OAUC em https://www.uc.pt/oauc/