Mulheres da UC na Ciência: Carolina Coelho

Carolina Coelho é investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e professora do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. É a convidada de agosto da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
07 agosto, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Desde criança que Carolina Coelho sente “vontade de fazer algo novo”. “Viver com arte é fundamental”, admite. “Alimenta-me a alma e eu queria fazer parte desse mundo”. A escolha pela licenciatura de Arquitetura na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foi, por isso, uma decisão fácil. Cedo percebeu que queria estudar a relação entre a arquitetura e a sociedade, ou seja, “pensar o espaço que vai conter vida, que vai ter a vivência das pessoas.”

Hoje, Carolina Coelho é professora do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (UC) e é investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC. Venceu o prémio internacional “The Glen Earthman Outstanding Dissertation Award” com a tese que lhe deu também o grau de doutorada, “Life within architecture from design process to space use. Adaptability in school buildings today – A methodological approach.”

A adaptabilidade do espaço foi uma das soluções que Carolina Coelho apresentou para tornar as escolas num lugar que se harmonize com "mais pessoas, mais atividades pedagógicas e durante mais tempo”, visto o ensino estar em constante mudança. A tese encontra-se disponível no repositório aberto da Universidade de Coimbra, porque é esse também o objetivo de Carolina Coelho: “partilhar o conhecimento com todos e, eventualmente, ser uma base de trabalho para futuros desenvolvimentos” na área da arquitetura.

Carolina Coelho é arquiteta, formada pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ-UC). Desenvolveu a sua Tese de Doutoramento “Life within architecture from design process to space use. Adaptability in school buildings today – A methodological approach”, no Centro de Estudos Sociais e DARQ-UC, onde procurou identificar a adaptabilidade espacial em ambientes educativos ativos contemporâneos. A sua Tese foi distinguida com o prémio “The Glen Earthman Outstanding Dissertation Award” pela International Society for Educational Planning.

É Professora Auxiliar Convidada no DARQ-UC nas unidades curriculares de Teoria e História da Arquitetura e disciplinas associadas à investigação em arquitetura, tais como Seminário de Investigação e Laboratório de Teoria do Mestrado Integrado em Arquitetura, bem como Metodologias de Investigação do Curso de Doutoramento em Arquitetura. Como docente foi premiada com duas Menções Honrosas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC pelo seu desempenho pedagógico.

É Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) e desenvolve a sua investigação no âmbito do Grupo Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais. Atualmente é também membro da Coordenação Científica do CEIS20.

Os seus interesses de investigação problematizam a vivência do espaço e desenvolvem processos inclusivos e participados de co-criação em ambientes de ensino e aprendizagem.

Integra o projeto de investigação “(EU)ROPA. Rise of Portuguese Architecture” financiado pela FCT, no qual co-coordena a linha “What Research”, relativa às experiências de investigação em arquitetura em Portugal a partir dos anos de 1960. É também a investigadora responsável da equipa interdisciplinar portuguesa do projeto “CoReD. Collaborative Re-design with Schools”, um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, focado no desenvolvimento de atividades e ferramentas que contribuam para um melhor entendimento dos espaços e práticas educativas, com seis parceiros, dos quais: University of Newcastle Upon Tyne (Reino Unido), Libera Università di Bolzano (Itália), Háskóli Íslands (Islândia), Högskolan i Gävle (Suécia), Aarhus Universitet (Dinamarca) e Universidade de Coimbra (Portugal).