ICNAS recebe o 1.º Workshop do Programa de Doutoramento FCT da Associação Prototera

Para além do diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão, na sessão de abertura estiveram presentes o diretor da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, e o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
28 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Anfiteatro do iCBR, no Pólo das Ciências da Saúde, recebeu a sessão de abertura do 1.º Workshop do Programa de Doutoramento FCT da Associação Prototera que decorre na Universidade de Coimbra (UC) entre 28 e 29 de novembro. "Há uma massa crítica de gente que está a estudar a área e é uma oportunidade que não podemos perder", garantiu o diretor do ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, Antero Abrunhosa.

Com o objetivo de promover "um impulso grande, não apenas para a comunidade científica e clínica como para a comunidade", o diretor da Faculdade de Medicina da UC (FMUC), Carlos Robalo Cordeio, salientou, durante a sessão de abertura que, "pela simbiose quase perfeita entre FMUC e ICNAS" se tem criado uma parceria que desenvolve "a melhor investigação". Iniciativas como o workshop demonstram, na opiniao do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Carlos Santos, que "a preocupação de gestores, investigadores e clínicos, está muito mais alinhada".

"Atualmente, estas são áreas que têm um enorme valor para a indústria e permitem uma maior compreensão", acrescentou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. De acordo com o responsável, "o potencial é, agora, ainda mais elevado, pois estamos a falar de uma evolução extraordinária".

Eis o que pode fazer:

O 1.º Workshop do Programa de Doutoramento FCT da Associação Prototera reúne em Coimbra mais de uma dezena de participantes na área da Prototerapia e Teranóstica.

A Prototera é um consórcio do LIP/IST/IPO/ICNAS com o apoio da FCT e pretende apoiar o desenvolvimento em Portugal de tecnologias avançadas para o tratamento do cancro como a Prototerapia e a Teranóstica.