Está de volta a Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores realiza-se a 25 de setembro e decorre simultaneamente em várias cidades da Europa.

24 setembro, 2015≈ 5 mins de leitura

A noite do dia 25 de setembro vai voltar a juntar os cidadãos e a ciência em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores.

A iniciativa da Comissão Europeia celebra este ano o 10º aniversário e continua com o objetivo principal de aproximar, em ambiente descontraído, os cidadãos dos cientistas e da ciência que produzem.

Em Coimbra, a partir das 18 horas, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Rómulo – Centro Ciência Viva, e o Museu Nacional de Machado de Castro tornam-se palcos europeus de mais uma noite dedicada à ciência.

No Museu da Ciência o programa foi delineado a pensar em públicos de todas as idades. O teatro é elemento central com a peça “Luz de Perdição”, escrita e interpretada por investigadores da UC e produzida pela companhia de teatro Marionet. A peça vai ter duas sessões, às 21h30 e às 23h.

O público poderá também visitar, livremente, o Museu da Ciência, passeando pelas exposições “Segredos da Luz e da Matéria”, “Natureza Exótica. Viagens Filosóficas de Naturalistas”, Gabinete de Física, “A China é Bela”, “Evocar a Sede para nomear a Água”. No exterior as observações astronómicas vão permitir olhar o céu e conhecer alguns dos seus segredos.

No Laboratório Chimico, a partir das 21h e até às 24h, vai ter lugar o speed-dating, com investigadores da UC, disponíveis para curtas conversas com o público. No mesmo horário, disseminadas pelos espaços do Museu, poderá encontrar experiências interativas e atividades hands on onde investigadores mostram um pouco do trabalho que fazem, e convidam o público a participar.

venha ver, tocar e experimentar ciência

No Rómulo – Centro de Ciência Viva da UC realiza-se, pelas 18h, um debate sobre a Luz. Com o objetivo de juntar autores de livros à volta da ciência e leitores para comemorar o Ano Internacional da Luz, a sessão vai ser moderada pelo seu diretor do Rómulo, Carlos Fiolhais, e vai ter ter intervenções de José Tito de Mendonça, físico e professor da Universidade de Lisboa, que escreveu “Uma Biografia da Luz”; Luís Miguel Bernardo, físico e historiador de ciência da Universidade do Porto, autor de “História da Luz e da Cor”; Orfeu Bertolami, físico e professor da Universidade do Porto e escritor de “O Livro das escolhas Cósmicas”; e Pedro Providência, arquiteto e autor de “A cor do centro histórico de Coimbra”.

O Museu Nacional de Machado de Castro junta-se, este ano, às comemorações da noite dedicada à ciência. Pelas 21h decorre a visita orientada “Almada Negreiros – Estudos para os murais da Faculdade de Matemática”, por Marco Daniel Duarte, Nuno Tarcísio e Paulo Saraiva, que conduz do Museu até aos murais. A partir das 21h e até às 24h tem lugar o Consultório do Museu para que todos são convidados a trazer uma peça e aconselhar-se com os seus conservadores/restauradores.

Em simultâneo, a Ciência Divertida, por “miniBioqs” vai ser um espaço onde as crianças poderão ver como fazer ciência é divertido. Ainda no Museu Nacional de Machado de Castro, com sessão às 23h, sobe ao palco a peça de teatro clássico “As rãs”, de Aristófanes, pela Companhia de Teatro FESTEA/Thíasos.

À semelhança dos anos anteriores a Noite Europeia dos Investigadores junta o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

A Noite Europeia dos Investigadores tem entrada livre nos diversos espaços e as atividades são dirigidas a todas as idades.

Mais informações e programação aqui.