Coimbra prepara-se para receber Noite Europeia dos Investigadores 2023

O evento de comunicação de ciência realiza-se a 29 de setembro na Baixa de Coimbra e vai contar com 600 investigadores.

Maria Cano
Marta Costa
25 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A ciência não tem idade, profissão ou residência, mas tem um interesse aproximar-se da comunidade. É por isso que existe a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). O evento de comunicação de ciência vai realizar-se na sexta-feira, 29 de setembro, e em Coimbra conta mais uma vez com a Universidade de Coimbra (UC).

Para despertar a curiosidade da comunidade, a cidade recebe outras iniciativas. Sextas-Feiras de Ciência foi uma das ações e levou quatro mini-shows de Ciência à Praça 8 de maio e Largo da Portagem. Os temas foram variados desde fitoparasitas, a alergias, passando por óleos e também ecossistemas urbanos aquáticos.

“A Universidade, os investigadores e as investigadoras querem partilhar com a comunidade o que fazem e também receber contributos por parte dos cidadãos” para “uma ciência mais rica, mais participativa”. É este o propósito do evento para Ana Santos Carvalho, gestora de comunicação de ciência do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (IIIUC).

A NEI é um evento de Comunicação de Ciência, que acontece todos os anos em várias cidades europeias com o objetivo de aproximar a sociedade civil da ciência. À semelhança de 2022, o tema continua a ser Ciência para Todos: Sustentabilidade e Inclusão.

Em Coimbra, a principal atividade do NEI 2023 é a Rota da Ciência. A iniciativa vai contar com 600 investigadores e investigadoras de 30 centros de investigação da UC que vão estar distribuídos por 85 pontos entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio, incluindo a Praça do Comércio.

O que podem os visitantes esperar? Dezenas de atividades práticas, visitas, dança, experiências ou demonstrações. O evento acontece pelas ruas da Baixa da cidade, dedica-se ao público em geral de todas as idades e é gratuito.

Saiba mais sobre a NEI Coimbra 2023 aqui.