Entregue o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015

O vencedor recebeu um prémio no valor de 20 mil euros para o apoio do projeto.

07 julho, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O projeto científico “Bug-Killer” foi o vencedor do prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015. O programa desenvolvido por Lino Ferreira e Akhilesh Rai, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) pretende dar resposta à falta de novos fármacos para combater infecções microbianas e aos casos de resistência aos antibióticos, um problema de saúde pública a nível mundial.

“O projeto quer desenvolver uma plataforma de nanomedicina para combater simultaneamente infeções e promover a regeneração de tecidos”, afirma Lino Ferreira. Segundo um dos mentores do projeto, “há uma componente ligada a molécula que vai ser utilizada para ter este papel duplo de um agente anti-infeccioso e de pró regeneração”. A plataforma desenvolvida deve “acrescentar mais eficientemente essa biomolécula de forma a ter mais atividade antimicrobiana e pró regeneração”, explica o investigador.

este é o tipo de iniciativa que dá visibilidade à ciência

O trabalho vencedor recebeu um prémio no valor de 20 mil euros para auxiliar o desenvolvimento de um protótipo, a partir da tecnologia já validada por uma prova de conceito. Há ainda um investimento auxiliar no valor de 30 mil euros caso seja justificado a transformação do  projeto em empresa, devido ao seu impacto social e financeiro.

Durante a entrega do prémio, realizada pelo reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, e pelo presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, Lino Ferreira destacou ainda o CNC-UC por ter criado “condições de trabalho que deu origem a esta plataforma tecnológica”.  De acordo com o vencedor, este é o “tipo de iniciativa que dá visibilidade à ciência”.

O prémio Inovação Bluepharma/UC  tem lugar desde 2003 e procura distinguir projetos científicos na área da Ciência da Saúde. A nona edição do prémio é marcada por uma evolução, “uma perspetiva que num processo de translação procura ir mais longe”, afirmou durante a cerimónia o presidente do júri, Fernando Seabra Santos. Com a mudança, os critérios foram ampliados e, por isso, o júri procurou “projetos de investigação com potencial para o futuro, de transformação em produtos e serviços e com interesse para a sociedade”. De maneira a que o conhecimento adquirido possa “transformar-se em produto e o produto transformar-se em riqueza”, destacou ainda o antigo reitor da UC.

“Dar visibilidade à relação empresa e universidade”. Segundo Paulo Barradas, este é um dos objetivos do prémio desenvolvido pela Bluepharma em parceria com a UC. O presidente do Conselho de Administração Bluepharma, empresa que “trabalha com base no investimento, na inovação, na internacionalização, na qualidade e na parceria”, acredita que “a Universidade tem sido fundamental nesta estratégia”.

Já o reitor da UC acredita que os novos critérios adotados para o estabelecimento do prémio representam uma “evolução” e que estas iniciativas “vão continuar a ocorrer”. “O mundo é o nosso local de atividade e é algo que partilhamos a 100 por cento”, destaca João Gabriel Silva.

Entre as 27 candidaturas apresentadas, o júri ainda distinguiu com menções honrosas três outros projetos: “Antimicrobial peptide delivery for tuberculosis therapy”, liderado por Francisco Miguel Gama, “HydrUStent”, desenvolvido por Ana Rita Duarte e “PRO-DOSE” de Luís Moutinho.

O anúncio do vencedor e a entrega do prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015 foi realizado a 7 de julho, na Sala do Senado da Reitoria da UC.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.