Conversa "Do Oregon à Suíça: resolver a crise da democracia oferecendo mais democracia?" com Nenad Stojanovic no Salão Brasil

A sessão acontece a 21 de abril, a partir das 19h00.

20 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

No próximo dia 21 de abril, a partir das 19h00, o Salão Brasil recebe o evento “Do Oregon à Suíça: resolver a crise da democracia oferecendo mais democracia?”, a cargo de Nenad Stojanovic (Universidade de Genebra).

Com o objetivo de refletir sobre a crise democrática e os motivos que levam ao apoio popular dos cidadãos a movimentos populistas, a conversa com o professor de Ciência Política, especialista em questões relacionadas com o tema ‘democracia’ (com foco nas instituições políticas para sociedades multiculturais), pretende demonstrar que um dos caminhos para responder ao populismo é oferecer canais e escolhas democráticas mais próximas dos cidadãos.

A sessão vai contar com comentários de Giovanni Allegretti (investigador do CES) e moderação de Sara Araújo (professora da Faculdade de Economia da UC e investigadora do CES). A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), acontece no âmbito do Ciclo «Populismo e Emoções», que o projeto de investigação UNPOP - Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político (2021/2024), que o centro está a organizar.

Mais informações aqui.

Nota biográfica do orador


Nenad Stojanović é professor SNSF de Ciência Política na Universidade de Genebra. O seu principal tema de pesquisa é a democracia, com foco nas instituições políticas para sociedades multiculturais. Nos últimos anos, ele organizou vários “mini-públicos deliberativos” (ou seja, assembleias de cidadãos selecionadas por sorteio) em vários cantões e cidades suíças e colaborou num projetos semelhantes na Bósnia e Herzegovina. É autor de Dialogue sur les quotas: Penser la représentation dans une démocratie multiculturelle (Presses de Sciences Po 2013; Il Mulino 2014) e Multilingual Democracy: Switzerland and Beyond (ECPR Press 2021).

Partilhe