Artigo da UC distinguido pela revista inglesa Chemical Engineering Research and Design do IChemE

O artigo “Particle technology’s contributions to the major challenges of the 21st century A predictive retrospective as a particular birthday present of IChemE” foi escolhido entre os 408 artigos publicados na revista inglesa, nesta área, em 2022, sendo o único com um investigador português na sua autoria.

SF
Sara Machado - FCTUC
11 outubro, 2023≈ 4 mins de leitura

Grupo do Laboratório de Tecnologia de Partículas envolvido no brainstorming

© DR

Um artigo científico da co-autoria de Graça Rasteiro, professora do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi um dos selecionados para o editorial de 2023 da revista inglesa Chemical Engineering Research and Design do Institution of Chemical Engineers (IChemE).

O artigo “Particle technology’s contributions to the major challenges of the 21st century A predictive retrospective as a particular birthday present of IChemE”, publicado no domínio Particle Technology (em português, Tecnologia de Partículas), foi escolhido entre os 408 artigos publicados na revista inglesa, nesta área, em 2022, sendo o único com um investigador português na sua autoria.

«Este artigo é um conjunto de ideias sobre os desenvolvimentos futuros da Tecnologia de Partículas e as suas aplicações em diferentes setores, que resultaram dos brainstormings locais nos grupos dos vários autores de diferentes universidades europeias», conta Graça Rasteiro, coordenadora do laboratório de Tecnologias de Partículas, do DEQ.

«Para além de fazermos a retrospetiva desde os anos 70, década em que esta área se começou a estruturar, focámo-nos no futuro e qual pode ser a contribuição da Tecnologia de Partículas para o desenvolvimento da área nos próximos 100 anos. Isto porque, no ano passado fomos convidados a publicar um artigo neste domínio, no âmbito da celebração dos 100 anos do IChemE, o Instituto de Engenharia Química do Reino Unido», revela a professora da FCTUC.

A Tecnologia de Partículas é uma área interdisciplinar das engenharias na qual se lida com processos que envolvem partículas, seja no âmbito dos aerossóis, farmacêutica, medicina, solos, detergentes, ambiente, alimentação, entre outros. Segundo Graça Rasteiro, o primeiro laboratório da área em Portugal, surgiu em Coimbra, no DEQ.

Essencialmente, «o artigo destaca de que forma é que áreas como a da energia, do controle do aquecimento global, da medicina, entre outras, podem beneficiar de desenvolvimentos no domínio da Tecnologia de Partículas. É também referido como a inteligência artificial (IA) e o machine learning podem levar ao desenvolvimento nesta área, permitindo, com base nos dados recolhidos, melhorar técnicas de caraterização de partículas, por exemplo no caso dos aerossóis. O artigo realça ainda como é que recorrendo à IA isso pode ser incorporado para melhorar os próprios processos, o seu controlo e o desenho de novos produtos baseados em partículas», explica a docente.

Neste artigo é também feita uma ligação à área farmacêutica e biomédica, na medida em que se acredita que daqui a uns anos será possível «desenvolver partículas inteligentes que no nosso corpo saibam para onde se dirigir e, face à informação que recolhem do organismo, atuem e libertem o princípio ativo mais adequado e no sitio onde é necessário», conclui.

Conheça aqui o editorial de 2023 da Chemical Engineering Research and Design. Os artigos selecionados estão acessíveis ao público em geral até 31 de outubro.