LINHA DE INVESTIGAÇÃO I - POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA
TEACHmi - Preparação de professores para a inclusão escolar de migrantes
Programa Erasmus + Linha KA 3 (Aplicação nº 612216-EPP-1-2019-2L-EPPKA3-IPI-SOC-IN)
Investigadora responsável: Clara Cruz Santos
Membros da equipa portuguesa : Ana Cristina Almeida, Ana Paula Couceiro Figueira, Helena Reis e Vanessa Nunes.
Objetivo geral :
- Fornecer ferramentas, material didático e orientação eficiente não só para professores(as) de turmas multiculturais como também diretores(as) escolares e partes britânicas de forma a facilitar a integração de alunos com origem migrante em contexto escolar, tornando o ambiente escolar mais inclusivo.
Objetivos específicos :
- Desenvolver uma toolbox de ensino de línguas escolares para alunos(as) com antecedentes migratórios, incluindo boas práticas de integração para professores/as;
- Desenvolver uma ferramenta interativa, plataforma de e-learning & networking online para professores(as)/ formadores(as) / dirigentes escolares, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, tornando-se melhores profissionais;
- Desenvolver um currículo e elaboração de material, e um modelo de atividades para aulas de iniciação direcionadas para alunos(as) com antecedentes migratórios;
- Elaborar um Guia de Avaliação (Guide Assessment) para estudantes recém-chegados de origem imigrante bem como professores(as).
Duração : 2020- 2022. Os 36 meses da implementação do projeto visam reforçar o papel da educação através da promoção dos valores comuns da União Europeia (UE) de tolerância e não discriminação, ao mesmo tempo que coloca a tónica no reforço da coesão social.
Países Parceiros: Grécia, Bélgica, Portugal, Itália, Burgaria e Chipre.
Impacto: O projeto pretende ajudar os jovens a se tornarem membros ativos e de mente aberta numa sociedade diversificada e inclusiva.
Ação Social Escolar no ensino superior público. Compreensão dos impactos e processos de readaptação, decorrência das restrições do Apoio Social Escolar, nas vivências e expectativas dos estudantes da Universidade de Coimbra
Investigadora Responsável : Cristina Albuquerque
Membros da equipa: Joana Sousa, Rui Santos, Sara Rocha
Objetivos Gerais :
- Análise da evolução legislativa no domínio da ação social escolar no ensino superior desde 1974 (fase 1);
- Identificar e comparar, ao longo de três anos letivos, o nível, as dimensões e as mutações qualitativas das dificuldades / reajustamentos experienciados pelos Estudantes da Universidade de Coimbra no contexto atual de crise económico- financeira e de restrição na ação social escolar.
Duração :
1 ª fase (exploratória, 1 ano) - Inquérito a uma amostra representativa de estudantes da FPCE-UC
2 ª fase (2 anos) - alargamento às restantes Faculdades da UC
Produtos:
- Publicação de 2 artigos científicos: 1 no final do 1º ano, mais concretamente na fase exploratória, e 1 no final da pesquisa.
LINHA DE INVESTIGAÇÃO II - DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
I9SOCIAL: Social Uncubator of Social Projects Enhancing Community Development
Duração: 2019-2022
Investigadora responsável: Clara Cruz Santos0
Membros da equipa: Vanessa Nunes
Papel principal: Coordenação Operativa, mentoria e consultoria. social às instituições do 3º setor.
Empreendedorismo social, inovação e sustentabilidade. Osmose entre princípios sociais e mercantis?
Investigadoras : Cristina Albuquerque, Helena Neves Almeida, Clara Cruz Santos
Objetivo Geral :
- Identificar e compreender os modelos de sustentabilidade econômica e de articulação entre uma missão social, o pensamento estratégico e as fontes / processos de garantia de recursos das associações sociais sem fins lucrativos do distrito de Coimbra
Duração : 1 ano
Produtos: 1 Artigo Científico; Realização de um Seminário subordinado ao tema do projeto em questão para divulgação de resultados e partilha de experiências, em Dezembro de 2013.
Imaginário - Relação entre competências sociais e questões de inclusão de crianças em contexto escolar
Investigadora Responsável : Clara Cruz Santos
Objetivos gerais :
- Aplicar o jogo “Imaginário”, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação,
- Aplicar, para diagnóstico, o instrumento de avaliação da percepção de competências sociais de crianças "Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters" (MESSY),
- Incrementar a consciencialização dos conhecimentos no domínio dos direitos humanos.
(Referência: 7022.2.D.2011), financiado pela European Youth Foundation (Estrasburgo).
GISE - Gabinete de Intervenção Social e Empreendedorismo da Baixa de Coimbra
Investigadora Responsável : Clara Cruz Santos
Membros da equipa : Raquel Carvalho e Vanessa Nunes
O Observatório da Cidadania e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e Jazz ao Centro Clube (JACC), criou um gabinete de atendimento para apoiar diretamente os seus associados nas seguintes áreas:
- Apoio ao comércio e empreendedorismo;
- Apoio na utilização das ferramentas digitais no acesso a plataformas de interesse ao comércio;
- Ações de apoio ao desenvolvimento social;
- Apoio na área da proteção social e psicossocial (apoios diretos e apoios na insolvência familiar);
- Outros aconselhamentos e apoios.
Este gabinete funciona no Salão Brasil (Largo do Poço, nº3, 2º andar) entre as 14h30 e 20h00, de acesso gratuito.
COL.ECO - Colaboração na Organização Local de Economia Eco Sustentável
Mentora do Projeto: Clara Cruz Santos
Entidade Promotora: Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC)
O projeto COL.ECO foi criado ao abrigo do Projeto GISE- Gabinete de Intervenção Social e Empreendedorismo, acima mencionado. O mesmo é fruto de um protocolo entre a APBC (entidade promotora), o OCIS da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação e o Clube Jazz ao Centro (JACC). O mesmo surgiu no âmbito de uma candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social.
O COLE.ECO surge como uma solução para o problema da alta taxa de desemprego estrutural e emergente com a Pandemia COVID-19 que o concelho de Coimbra apresenta, que aliado às consequências psicossociais daqui resultantes conduzem um estado de não retorno socioeconómico face à precariedade instalada.
Objetivo:
- Criação de um espaço colaborativo para aplicação de um modelo de combate ao desemprego estrutural e emprego emergente, através de uma abordagem centrada na capacitação e incubação de design de Co-Shopper e Cosewing integrando a comunidade envolvente como produto e produtora de sustentabilidade e de respostas à tríade desemprego/sustentabilidade e coesão territorial.
LINHA DE INVESTIGAÇÃO III- RESPONSABILIDADE E ÉTICA SOCIAL
Motivação para o Voluntariado: abordagens, avaliação e obtenção para uma cidadania ativa
Investigadora responsável: Maria do Rosário Moura Pinheiro
Membros da equipa: Vera Joaquim e Graça Bidarra
Objetivos gerais :
- identificar fatores pessoais e sociais associados ao voluntariado (entre os quais motivação para o contato e apoio social, como vivências de cidadania ativa, como atitudes e expectativas face ao voluntariado, uma decisão, o compromisso, os benefícios e a satisfação com o voluntariado)
- validar e operacionalizar medidas de avaliação da motivação, compromisso, benefícios e satisfação em relação ao voluntariado
- compreender as relações entre a motivação para o candidato e as características pessoais e sociais do voluntário ou do voluntário voluntário.
Duração : 1 ano
Produtos: 1 Artigo Científico; Organização e apresentação de resultado no 2º Encontro de Voluntariado.
LINHA DE INVESTIGAÇÃO IV - INTERVENÇÃO SOCIAL, TRANSFORMAÇÃO E QUALIDADE
From Peer to Peer.
Programa Erasmus + KA2 - Cooperacíon para la innovación y intercambio de buenas prácticas (KA2, Bruxelas, Bélgica)
Investigadora responsável: Clara Cruz Santos
Membros da equipa: Ana Cristina Almeida, Ana Paula Couceiro e Vanessa Nunes
Duração: 2016/2018
Países parceiros: Espanha, Bélgica, Itália, República Checa e Roménia.
Papel principal: Pesquisa. Análise de dados quantitativa e qualitativa, e escrita do respetivo relatório.
Prémio: 2012-1-ES01- KA201-025501
Função principal: Coordenador Nacional
ReSAurSE - Reviewing Social Auditing Practices to Combat Exploitative Brokering in Southern Europe (2015/2016)
Investigadoras responsáveis: Cristina Maria Pinto Albuquerque e Clara Cruz Santos
Membros da equipa: Helena Neves Almeida, Joaquim Valentim e Vanessa Nunes
Países Parceiros: Reino Unido, Grécia e Roménia.
Papel principal: Pesquisa
Granted by EU HOME AFFAIRS/ ISEC/ HUMAN RIGTHS: HOME/2013/ISEC/AG/THB/4000003932. 2013/2015.
Impactes da introdução das TIC nos Serviços Sociais Públicos. Conceções dos assistentes sociais e dos dirigentes sobre as potencialidades e constrangimentos das TIC na eficácia, na eficiência e na qualidade do serviço prestado aos cidadãos-beneficiários
Investigadora Responsável: Cristina Maria Pinto Albuquerque
Objetivo geral :
- Compreender, na perspetiva de assistentes sociais e dirigentes, os constrangimentos e potencialidades associadas à recente introdução de TIC nos serviços sociais públicos.
Duração: 30 meses
1ª Fase de exploração- até 30 junho (mês de avaliação)
2ª Fase de desenvolvimento - a partir de Setembro
Produtos: 2 Artigos Científicos
Contextos e Práticas de Mediação Social Comunitária
Investigadora responsável : Helena Neves Almeida
Membros da equipa: Clara Cruz Santos, Cristina Maria Pinto Albuquerque, Elsa Ferreira e Vera Joaquim
Objetivo principal :
Agregar uma equipa que contribua para o avanço do conhecimento da mediação social e comunitária, com participação plural das profissões e dos públicos-alvo envolvidos nesta área, e proporcionar uma estrutura organizada de aconselhamento às equipas de trabalho da comunidade.
Objetivos específicos:
a) Estabelecer uma base de dados (mapeamento) que cruze diferentes contextos e experiências de mediação social e comunitária. Este objetivo decorre da proliferação de uma cultura de mediação entre profissionais e organizações em contexto comunitário. Pretende-se identificar e caracterizar as iniciativas de mediação, sob a forma de projetos, proposições informais ou organizações formais. Será elaborado e preenchido um quadro para sinalizar e especificar suas características (objetivos, tipologia de conflitos / problemas, recursos, infraestrutura, funcionamento, ações, avaliação).
b) Capacitar o pessoal local em procedimentos, métodos e estratégias nacionais e europeus de mediação social e comunitária. A Mediação Social e Comunitária implica conhecimentos específicos, tais como: relações humanas, valores e metodologia de mediação, dinâmica de conflitos, trabalho comunitário e em rede, mudança social, advocacia e empoderamento, planeamento estratégico. Este projeto se propõe tanto a organizar um conjunto de cursos práticos, quanto a capacitar funcionários que atuam na comunidade.
c) Desenvolver uma plataforma online de divulgação da prática. A divulgação de exercícios práticos de ação mediadora será assegurada por uma plataforma online, onde serão transcritas e globalizadas as pesquisas realizadas no que diz respeito ao público-alvo, ações e procedimentos de mediação.
d) Construir e divulgar os recursos científicos e pedagógicos decorrentes dos trabalhos-ação desenvolvidos. Ao final do projeto será organizado um Manual de Mediação Social e Comunitária: Experiências e Modelos, resultado de um trabalho interativo de pesquisadores, profissionais e comunidade, numa base de trabalho participativo.
e) Prestar acompanhamento científico e metodológico aos parceiros envolvidos na área. O projeto pretende constituir uma equipa científica e profissional de apoio tanto à comunidade, como às associações ou aos atores (profissionais e população) que atuam in loco
Duração: 2 anos
Produtos: 1 Artigo Científico; Manual de Mediação Social e Comunitária: Experiências e Modelos.