/ Projetos de Investigação

I Conferência Legal SciComm: Comunicar a Investigação Jurídica

Sobre a Conferência Legal SciComm

O Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto exploratório Comunicação de Investigação Jurídica (Legal SciComm), está a organizar uma Conferência dedicada à comunicação de investigação jurídica, que decorrerá a 30 de novembro de 2023, no Colégio da Trindade, em Coimbra.

A Conferência Legal SciComm: Comunicar a Investigação Jurídica pretende ser a primeira de muitas, visando reunir investigadores/as para partilharem os seus conhecimentos e experiências sobre comunicação em Ciências Sociais e Humanas (CSH), especialmente na área do Direito.

A conferência será híbrida para permitir a participação de investigadoras/es que não possam deslocar-se.

As línguas de trabalho da conferência são o inglês, o português e o espanhol, mas todos/as os/as oradores/as são convidados/as a apresentar diapositivos em inglês.

Esperamos recebê-lo/a em Coimbra, uma cidade com história e tradição, para discutir teorias e práticas que podemos utilizar para melhorar a comunicação do direito e de outras CSH com a sociedade.

Registo & Certificados

A conferência é gratuita, mas é necessário o registo. Formulário para registo aqui.

Apenas participantes registadas/os receberão um certificado em pdf.

Comissão Organizadora

Marta Graça

UCILeR

Investigadora

Niedja de Andrade e Silva Forte dos Santos

UCILeR

Estudante de Doutoramento

Marcelly Fuzaro Gullo

UCILeR

Estudante de Doutoramento

Comissão Científica

Ana Margarida Gaudêncio

University of Coimbra, Faculty of Law & UCILeR

Professora Associada Investigadora

Fernando Borges

UCILeR

Investigador

Marta Graça

UCILeR

Investigadora

Oradores/as Convidados/as

Michael D. Murray

University of Kentucky, J. David Rosenberg College of Law

Professor Associado de Direito Spears Gilbert

Michael D. Murray é Professor Associado de Direito Spears Gilbert na Faculdade de Direito da Universidade do Kentucky, J. David Rosenberg. É investigador principal do Projeto de Inteligência Artificial e Direito no Kentucky. O Professor Murray é autor/coautor de vinte e oito livros e numerosos artigos de revisão jurídica sobre IA; direito da arte; cadeias de blocos, criptomoeda, NFTs e o metaverso; processo civil; direitos de autor; liberdade de expressão; direito e profissões da área da saúde; investigação e redação jurídicas; responsabilidade pelos produtos; e direito de publicidade. É licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, pela Universidade Fudan na China e pela Universidade Loyola de Maryland.

Joanna Osiejewicz

University of Warsaw, Faculty of Applied Linguistics

Professora Associada Diretora do Departamento de Comunicação Jurídica Internacional

Doutoramento com habilitação em direito e doutoramento em linguística aplicada; professora associada e diretora do Departamento de Comunicação Jurídica Internacional, Faculdade de Linguística Aplicada, Universidade de Varsóvia. Interesses de investigação: comunicação jurídica internacional, governação global, fragmentação do direito, harmonização do direito, direito transnacional.

Alexandra Aragão

Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito & Instituto Jurídico (UCILeR)

Professora Associada

Alexandra Aragão é Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Mestre em Integração Europeia e Doutora em Ciências jurídico-políticas na área de Direito Ambiental. É investigadora do Instituto Jurídico da FDUC, membro do Observatório Jurídico Europeu da Rede Natura 2000 e das Águas, do membro do Advisory Board do European Environmental Law Forum e trustee do grupo de especialistas de Direito Europeu do Ambiente Avosetta.org. Coordenadora da Rede ibero-americana Just Side sobre justiça territorial. Membro do Comité de Conflitos de interesse do Intergovernamental Panel on Biodiversity and Ecosystem Services das Nações Unidas, embaixadora para o ODS 16 da Parceria Portuguesa para o Global Compact. As suas áreas de lecionação e publicação são o direito europeu do ambiente, ecoliteracia, direito da conservação da natureza, direito do sistema terrestre, ecoinovação, direito dos animais, direito dos resíduos, direito dos riscos, direito da proteção civil, direito das substâncias químicas, direito da segurança alimentar.

Inês Rogeiro & Luísa Teixeira da Mota

YOUTUBE & Instagram Pão de Law

Advogadas

Inês Rogeiro

Advogada, 34 anos, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, onde fez também o Mestrado Forense, na vertente civil e penal, e, mais recentemente, uma pós-graduação em Direito da Saúde. Durante 12 anos, trabalhou com o advogado Ricardo Sá Fernandes, tendo agora iniciado uma nova fase da sua vida profissional, com a abertura do seu escritório próprio.

Luísa Teixeira da Mota

Advogada, 34 anos, estudou Direito na Universidade Católica, em Lisboa. Depois de uma incursão pelo mundo do Jornalismo no Jornal Público, fez o Mestrado Forense, na vertente civil e penal, também na Universidade Católica. Dedica-se ao direito civil, penal, e da família, entre outros com especial gosto pelos Tribunais.

Mariana Oliveira

Público

Jornalista

Tenho 45 anos e sou jornalista do jornal PÚBLICO há mais de 20 anos. Fiz a licenciatura em Direito na Universidade do Porto, já a pensar em ser jornalista. Depois de terminar o curso fiz a Formação Geral – Especialização em Jornalismo no Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor),que me obrigou a mudar para Lisboa, entre dezembro de 2001 e julho de 2002. Regressei ao Porto para fazer o estágio no PÚBLICO entre julho e outubro de 2002 e comecei a trabalhar no mesmo jornal em fevereiro de 2003, na redação do Porto. Dedico-me à área da Justiça há mais de uma década.

Adriano Malalane

Consultório Jurídico, RDP-África

Advogado

Adriano da Silva Januário Malalane, nasceu a 22 de julho de 1960, em Moçambique. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa em 1992. Jurista do IAPME instituto Público tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio entre 1992 e 1996. Consultor da LAM, Linhas Áreas de Moçambique entre 1995 e 1996. Colaborador da RDP-ÁFRICA com o Programa Consultório Jurídico desde 1996.

Programa


08h30 - Chegada e registo dos participantes

09h00 – Abertura

Ana Gaudêncio (Membro do Conselho Coordenador do IJ)

Marta Graça, Niedja Santos e Marcelly Gullo (Projeto Legal SciComm)

09h15 - Workshop Técnicas de Comunicação Verbal e Não Verbal com Não Juristas e Juristas

Alexandra Aragão (Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Investigadora do Instituto Jurídico)

10H30– COFFEE-BREAK

10h45– Transference of Knowledge for Legal Research Communication

Joanna Osiejewicz (Associate professor and head of Department of International Legal Communication, Faculty of Applied Linguistics, University of Warsaw, Poland)

11h15 – Apresentações - Call for papers

A Taxonomy of Stakeholders in Legal Research Communication - Niedja Santos, Marcelly Gullo (University of Coimbra Institute for Legal Research)

Vieses algorítmicos e discriminação: alcançando públicos não especializados a partir do documentário Coded Bias - Carla Barbosa, Stéfani Patz (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Law back to the people - Carlota Ucín (School of Law, Erasmus University Rotterdam)

Podcast: Ampliando o Acesso à Investigação Jurídica - Luiza Franco (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

A comunicação da investigação jurídica nas redes sociais - Louise Beja (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Q&A

12h15 - Como descomplicar o direito? Como é que as redes sociais podem ser aliadas da comunicação de investigação jurídica?

Luísa Teixeira da Mota e Inês Rogério (Advogadas, Pão de Law)

12h45 – ALMOÇO

14h15 - Communicating Legal Research with Visual Legal Rhetoric and Artificial Intelligence

Michael D. Murray (Spears Gilbert Associate Professor of Law at the University of Kentucky, J. David Rosenberg College of Law)

14h45 – O Direito e a sociedade: Podcast Consultório Jurídico

Adriano Malalane (Advogado, Consultório Jurídico RTP África)

15h15 - Apresentações - Call for papers

Communicating the Methodology of Comparative Law Research in Legal Translator Training: A Gap to Be Filled - Przemysław Kusik (University of Warsaw)

Associação de divulgação científica voltada para o público não especializado - Dany Casimiro (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Apontamentos sobre a relevância da comunicação da investigação jurídica com públicos não especializados e estratégias práticas para a disseminação de resultados - Juliana Gomes Chediek (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Q&A

16h15– Coffee-break

16h30 – Apresentações - Call for papers

Cocriação, Legal Design e Visual Law para Comunicação do Direito - Giulia Parola (Università degli Studi di Torino), Cecília Campos (Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro), on-line presentation

Discovering Criminology - Alicia González Monje, Ana Isabel García Alfaraz (University of Salamanca)

The Medimare Communication Project and Strategy - Roberta M Donato (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Investigação Jurídica, Incêndios Florestais e Cinematografia: Como o cinema pode ser um aliado à comunicação de ciência e um propulsor de sensibilização do risco? - Karoline Vitali (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Comunicação social de entendimentos em matéria de Direito do Trabalho no Desporto - Rafael Ramos (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Q&A

17h30 - Comunicar com Justiça

Mariana Oliveira (Jornalista, Público)

18h00 – Encerramento

Fernando Borges (Membro do Conselho Coordenador do IJ)

Submissão de Resumo

O convite à apresentação de resumos está aberto a estudantes e investigadores para partilharem os seus conhecimentos e experiências sobre a comunicação da investigação jurídica com públicos não especializados, como o sector privado e os decisores políticos. O convite está também aberto à comunicação das Ciências Sociais e Humanas (CSH).

Convidamos estudantes e investigadores para este debate sobre o papel e a importância das CSH e da comunicação da investigação jurídica com a sociedade. Esperamos que haja uma troca de ideias sobre comunicação de investigação jurídica. Isso inclui a comunicação da investigação jurídica desenvolvida em cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, pós-graduação e cursos não conferentes de grau, bem como em iniciativas independentes, e sobre diversos temas relacionados com a comunicação de investigação jurídica com o público leigo.

Os temas possíveis incluem: técnicas, mecanismos, formas participativas e/ou performativas de construção e reflexão crítica (ex. visual law and legal design, teatro legislativo, etc.); comunicação através de podcast, redes sociais, vídeos, banda desenhada, comunicados de imprensa, entre outros.

Cada autor está limitado a um máximo de duas submissões como autor ou coautor.

Os resumos em português ou inglês, com um máximo de 250 palavras, devem ser submetidos até 10 19 de outubro de 2023 para msgraca@ij.uc.pt.

A informação sobre as propostas selecionadas será feita até 25 de outubro de 2023.

Submissão de Artigo

Os/as autores/as são convidados/as a apresentar um manuscrito até 31 de dezembro de 2023.

As submissões devem ser escritas em inglês internacionalmente aceite, para serem consideradas para a revisão por pares. A Conferência Legal SciComm não aceita trabalhos de investigação que tenham sido submetidos ou aceites para publicação numa revista ou que já tenham sido publicados.

A extensão máxima é de 7000 palavras, incluindo o resumo, figuras, tabelas e lista de referências.

Processo de revisão

Triagem inicial: Cada artigo submetido será primeiramente revisto por membros da Comissão Organizadora para verificar se está completo, formatado, livre de plágio e se está de acordo com a temática da conferência.

Revisão: O artigo será submetido a um processo de revisão por pares duplamente cego por dois especialistas.

Aceitação do artigo: Os autores receberão uma decisão de revisão dentro de duas a quatro semanas após a submissão.

As submissões devem seguir as instruções de formatação e enviadas em doc(x) para msgraca@ij.uc.pt.

Instruções aqui e modelo de texto completo aqui

Apresentação

A Conferência será híbrida, pelo que poderá apresentar o seu resumo presencialmente ou por videoconferência.

Apresentação oral - Apresentações estão divididas em três panéis e cada comunicação terá a duração máxima de 10 minutos. A sessão de perguntas e respostas decorre no final do painel.

Equipamento da sala - A sala estará equipada com um computador portátil pré-instalado com PowerPoint, bem como com um projetor LCD. Os/as oradores/as que optarem por participar à distância necessitam de um computador com ligação à Internet e de altifalantes/auscultadores.

Política Editorial

Publicação

Após a revisão pelos pares, os artigos completos aceites serão publicados nas atas da conferência.

As atas serão publicadas em formato PDF e estarão disponíveis em acesso aberto e no Website do IJ. Não são permitidas quaisquer alterações após esta fase. As atas da conferência receberão um eISBN e um número DOI.

Objetivos e âmbito

As atas da conferência serão publicadas em acesso aberto com eISBN e DOI sob a chancela do Instituto Jurídico, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. As atas pretendem dar um contributo significativo, em termos de teoria e prática, para os estudos relacionados com a comunicação científica das Ciências Sociais e Humanas (CSH), em especial a comunicação da investigação jurídica para públicos não especializados.

Apenas os manuscritos apresentados na conferência e recebidos de acordo com as diretrizes e prazos de publicação serão publicados nas atas da conferência.

Indexação

Uma vez publicada, será submetida para avaliação e possível inserção na Web of Science Core Collection™ Conference Proceedings Citation Index - Social Sciences & Humanities (CPCI-SSH).

Declaração de ética

O Plano de Ética e Boas Práticas do IJ pode ser consultado aqui.

Política de avaliação pelos pares


O processo de revisão por pares ajuda a validar e a melhorar a qualidade da investigação. Todas as submissões para possível publicação serão submetidas a um processo de revisão por pares duplamente cego. Os manuscritos submetidos passarão por um processo de revisão por pares gerido pela comissão organizadora da conferência e por revisores externos.

Os revisores devem certificar-se de que os manuscritos se enquadram no âmbito da conferência e satisfazem os critérios mínimos de qualidade, e seguir as directrizes éticas do COPE para revisores.

Acesso Aberto

O IJ segue uma política de Acesso Aberto (Open Access - OA) para facilitar o rápido desenvolvimento da investigação e para tornar o trabalho académico disponível a todos/as sem restrições financeiras, legais ou técnicas.

Datas Importantes


Data da I Conferência Legal SciComm: Comunicar a Investigação Jurídica: 30 November 2023

Data limite para submissão do resumo: 10 19 de outubro de 2023

Data limite para comunicação do resultado da submissão: 25 de outubro de 2023

Publicação do programa da Conferência: 26 de outubro de 2023

Registo: 26 de outubro de 2023 - 28 de novembro de 2023

Data limite para submissão do artigo: 31 de dezembro de 2023

Actas da conferência disponível (data prevista): 31 de julho de 2024

Livro de Resumos

Local

Instituto Jurídico (IJ)
Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra, Portugal
Colégio da Trindade, Sala 1.02, 3000-018 Coimbra, Portugal