Inauguração do novo espaço NEEMAAC

Dia 10 de Maio o NEEMAAC inaugurou a sua nova Sala João Faustino no DEM.

14 maio, 2021≈ 5 mins de leitura
Unknown.jpeg

Entre alunos, professores e funcionários, foi com imensa alegria que presenciámos a inauguração do novo espaço do Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da Associação Académica de Coimbra (NEEMAAC). A nova sala dedicada ao aluno João Faustino (falecido em 2020) pretende ser um espaço de apoio a todos os estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica.

O presidente da AAC, João Assunção dirigiu palavras de entusiasmo ao NEEMAAC, e o Prof. Amílcar Ramalho, presidente do DEM, salientou o papel importante do NEEMAAC no acolhimento dos novos alunos, na dinamização de actividades de integração académica e o papel relevante que podem ter na transição para os novos planos curriculares. Reproduzimos abaixo, o discurso de João Diogo, actual presidente do NEEMAAC.

«Caro Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica Professor Doutor Amílcar Ramalho, Caro Presidente da Associação Académica de Coimbra João Assunção, Caros Professores e Funcionários, Caros dirigentes e antigos dirigentes associativos aqui presentes, caros e caras e colegas, amigos e amigas,

Estamos hoje aqui reunidos para inaugurar as novas instalações do NEEMAAC e para celebrar a memória do nosso colega e amigo João Faustino.

Abrimos hoje as portas das nossas duas novas salas, uma totalmente direcionada para o trabalho e para trabalhar e outra pronta para receber toda a comunidade do Departamento de Engenharia Mecânica, seja pelo maior motivo do mundo ou mesmo só para ver uma cara amiga e receber um bom dia assim que entram no Departamento. Estas duas salas, uma séria e uma de lazer, representam aquilo que, neste momento resume esta casa que é o NEEMAAC: uma casa que leva os seus compromissos e projetos muito a sério, com esforço e foco, mas que nos momentos certos dedica-se a divertir, promover o convívio e união de toda esta comunidade. Sentimos que é esta a nossa função enquanto núcleo de estudantes, muito mais do que resolver problemas pedagógicos ou focarmo-nos nas saídas profissionais, a preocupação com a integração e bem estar dos nossos colegas deve ser o nosso o principal pilar.

Com a atual situação pandémica sentimos que esta nova localização permitir-nos-á aproximarmo-nos de todos os que passam pela porta do departamento, e voltar a unir a família que o DEM sempre foi, cabe-nos a nós enquanto representantes dos estudantes e dirigentes associativos lutar pela união e amizade de todos e essencialmente promover um espírito de colaboração e entreajuda. Antes de explicar o novo nome da sala, não poderei deixar de agradecer à direção do Departamento, na pessoa do Professor Amílcar e do Professor Altino, que tornaram possível esta mudança e que sempre nos providenciaram tudo o que lhes era permitido. Tambem agradecer ao Sr. Trindade e ao Sr. Bártolo por estarem 24 horas disponível, incluído e fim de semana. E por agradecer a toda a minha equipa e em especial a Gabriela Gomes, ao Rui Curado, ao Afonso Pereira e ao Edmundo Sérgio por todas as horas despendidas por deixarem a sua vida pessoal para segundo plano para que hoje fosse possível receber-vos e termos uma sala a qual podemos chamar casa.

Por fim, considero importante deixar claro o porquê e o simbolismo que o novo nome da nossa sala acarreta. A partir do dia de hoje, dia 10 de maio de 2021, a sala do NEEMAAC terá o nome de Sala João Faustino. Este nome, para além de ser em honra ao nosso amigo e colega João Faustino, é também o que queremos desejamos que esta casa seja, um espelho da sua imagem. Desde que entrou pelas portas deste departamento sempre foi uma pessoa bem-disposta, com um sorriso na cara, amigo de todos, de quem todos gostavam, e a quem nunca ninguém lhe era indiferente. Assim, queremos que estas duas novas salas sejam a cara de um núcleo inclusivo e unido, sempre pronto a ajudar quem precisar, de portas abertas para receber tudo e todos, em que não haja medo de entrar, como ele nos ensinou, e que acima de tudo mostre que o NEEMAAC é de e para todos os estudantes.

Viva ao NEEMAAC! Viva ao Departamento de Engenharia Mecânica! Viva a Associação Académica de Coimbra! »