Palestra sobre a sustentabilidade das políticas e práticas da Carris

No dia 28 de abril de 2023 ocorreu no DEC uma palestra sobre a sustentabilidade na empresa de transportes públicos de Lisboa (Carris) pela Vice-Presidente do Conselho de Administração, Engenheira Maria Albuquerque. A palestra foi integrada no âmbito da disciplina de Conceção Integrada de Edifícios da nova Licenciatura do DEC em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes e teve o apoio da disciplina de Transportes e Mobilidade Sustentável do mesmo curso.

Testemunho da aluna de LGCSI, Luciana Oliveira

“A palestra com a Engenheira Maria Albuquerque, vice-presidente da Carris, permitiu--nos entrar em contacto com uma situação de gestão de uma operadora de transportes. Atividades como esta são de extrema importância, pois permitem-nos conhecer, num contexto real, as soluções e os desafios associados aos problemas que abordamos nas aulas. Este tipo de dinâmicas, pelo seu carater mais prático, facilitam o processo de aprendizagem, daí a sua relevância. “

Testemunho da aluna de LGCSI, Sara Neves

“Na minha opinião, com esta sessão pudemos perceber melhor não só que coordenar uma rede de mobilidade é um processo complexo, como também que a comunicação com as outras entidades é fundamental para a correta execução das medidas tomadas para um melhor funcionamento do sistema de transportes das cidades. Foi, sem dúvida, bastante enriquecedor.”

Testemunho do aluno de LGCSI, Tiago Gomes

“Achei que foi uma palestra muito esclarecedora e fiquei com alguma curiosidade em tentar saber que outros projetos são desenvolvidos pela Carris. Fiquei com algum interesse para um eventual debate acerca da situação atual da cidade de Coimbra e os seus transportes. Penso que uma futura visita às instalações será também uma grande forma de aprendizagem. Além disso, considero que estas conversas, dado o seu caráter, são mais cativantes que uma aula dita normal, pois bem sabemos que por muito interesse que tenhamos, nem sempre adoramos ou temos disposição para a mesma. “

Imagens do Evento - dia 28 de abril de 2023