Curso de Introdução à Observação da Terra

Decorre no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra o I Curso de Introdução à Observação da Terra, promovido no contexto da iniciativa SmartBasins sob coordenação do investigador Vasco M. Mantas.

01 março, 2021≈ 2 mins de leitura

O curso dirigido a estudantes dos PALOP e Timor-Leste, aborda temáticas diversas de âmbito teórico e prático, com especial ênfase na utilização de dados de precipitação estimados por satélite. No contexto de pandemia, o curso realizou-se de forma remota, estando prevista nova edição para breve. O curso culmina com um webinar aberto (inscrição obrigatória) dedicado aos dados de precipitação estimados por satélite, com a presença de investigadores da NASA.

A iniciativa SmartBasins visa promover o uso de ferramentas geoespaciais avançadas para a gestão de recursos e salvaguarda de vidas e conservação ambiental. Neste contexto, a capacitação de recursos humanos (sem custos) assume lugar central na programação a iniciativa.