/ Ensino / Mestrados

Mestrado em Medicina do Desporto

Coordenador

Prof. Doutor João Páscoa Pinheiro

Email: jpinheiro@fmed.uc.pt

Duração

4 semestres

Nº Vagas

20

ECTS

120

Propina anual

1.250,00€ (7.000,00€ estudante internacional)

Contacto para informações

Gestão Académica | Estudos Pós-Graduados da FMUC

Telefone: + 351 239 857 720

e-mail: posgraduado@fmed.uc.pt

Gabinete de Estudos Avançados

Telefone: +351 239 857 729

e-mail: gea@fmed.uc.pt

Para mais informações sobre o curso

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/1391

Nota: A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere diploma de estudos pós-graduados em Medicina do Desporto.

Objetivos

Este mestrado pretende fornecer conteúdos teóricos e práticos no âmbito da medicina do desporto e da actividade física, com fortes motivações clínicas e assistenciais, para além de permitir o desenvolvimento da pesquisa nesta área.

Privilegia a compreensão dos fenómenos biológicos decorrentes de um determinado nível de desempenho físico, bem como das adaptações orgânicas mais relevantes.

Desenvolve a vertente clínica decorrente da prática desportiva, referenciando diferentes estruturas, órgãos e sistemas orgânicos, fornecendo as especificidades da história clínica, da exploração semiológica, da elaboração diagnostica, dos exames complementares, da terapêutica e do prognóstico (funcional e vital).

O exame-médico desportivo é um elemento decisivo na protecção do praticante de uma determinada actividade física, assumindo cada vez mais um papel preventivo.

Para obter o grau de mestre o aluno terá de desenvolver trabalho de investigação na área de Medicina do Desporto, podendo fazê-lo nas diferentes vertentes desta especialidade, reflectidas nas unidades curriculares que compõem os dois primeiros semestres.

A formação pós-graduada feita nos dois primeiros semestres (60 ECTS) é considerada pela Ordem dos Médicos – Colégio de Especialidade de Medicina Desportiva, como um dos elementos necessários para admissão a exame na especialidade de Medicina Desportiva.

Pretende ainda promover a edução par a saúde, considerando a actividade física um elemento terapêutico em múltiplas patologias nomeadamente a osteoporose, a diabetes II, a dislipidemia, a hipertensão arterial, a dor crónica (lombalgia crónica), a doença artrósica, a fibromialgia, …entre outras; considera-se necessário o ensino da prescrição de exercício, a par de outras estratégias terapêuticas passivas, activas e de educação.

Considera-se também o interesse em estimular a investigação, na ciência básica e na ciência clínica, versando a temática da actividade física, nomeadamente a nível do Desporto.

Plano de Estudos
Unidades Curriculares Créditos (ECTS)
1º Ano
1º Semestre
Fisiologia do Desporto 6
Farmacologia do Desporto 6
Nutrição do Desporto 6
Cardiologia do Desporto 6
Pneumologia do Desporto 6
2º Semestre
Psicologia do Desporto 6
Neurologia do Desporto 6
Orto-traumatologia do Desporto 6
Reabilitação no Desporto 6
Seminários 6
2º Ano
Dissertação/Estágio 60
Condições de acesso

a) Titular de licenciatura ou mestrado integrado (ou equivalente legal), em Medicina ou Medicina Dentária.

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido

Candidatura 2024/2025

Período de candidatura

1ª fase – Não abre candidaturas

2ª fase – 3 de junho a 15 de julho de 2024

3ª fase – 2 a 13 de setembro de 2024

Aviso de Abertura

Local de candidatura: Candidatura on-line em https://inforestudante.uc.pt/nonio/security/candidaturas.do
Observações

Os candidatos que não possuam comprovativo das qualificações exigidas, ou outros documentos, até ao final do prazo de candidatura, podem apresentar a sua candidatura condicionalmente. Caso não reúnam os documentos até à data que lhes for indicada, podem transitar a candidatura para a fase seguinte sem custos adicionais. Caso optem por não transitar a candidatura dentro do prazo referido, a mesma passará ao estado de não admitida com a disponibilização da lista definitiva.

Para mais informações, deverá consultar o site:
http://www.uc.pt/candidatos

Local e horário de funcionamento

Horário: 6ª feiras 14h/20h e Sábados 9h/13h - 14h/16h

Regime de Lecionação - B-learning (presencial e a distância)

As aulas presenciais decorrem na Subunidade 3 do Pólo III, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

As aulas a distância decorrerão exclusivamente de forma síncrona