/ PROJETO PRR_LFA

Curso de especialização em reabilitação e reforço de e com soluções de madeira - conceção e dimensionamento

6 ECTS

(FCTUC - Polo II)
Português
Plano de Recuperação e Resiliência

09/04/2024 a 13/09/2024

16/09/2024 a 31/01/2025

O Curso procura familiarizar os participantes com as problemáticas da reabilitação e reforço estruturais de construções á base de madeira e derivados.

O curso apresenta uma parte escolar com um peso de 6 ECTS.

A avaliação será concretizada por:

a) Exame escrito convencional e/ou;

b) Desenvolvimento de trabalhos ou resolução de problemas práticos.

A conclusão do curso implica a aprovação na u.c., conforme definido no plano de curso.

Coordenação:

João Negrão -  jhnegrao@dec.uc.pt

Alfredo M.P.G. Dias -   alfgdias@dec.uc.pt

São ainda objetivos do curso familiarizar os formandos com:

• As causas (agentes xilófagos);
  • Parâmetros e critérios de avaliação (normas EN de durabilidade e preservação, normas nacionais de reabilitação de construções em madeira);
  • Procedimentos preventivos e curativos;
  • Metodologias de análise e dimensionamento e casos de estudo.

Compreensão dos conceitos e práticas envolvidos em reabilitação e reforço, nas suas várias vertentes, de produtos e construções baseadas em madeira. Capacidade para realização de trabalhos de inspeção e monitorização, produção dos correspondentes relatórios e, quando necessário, desenvolvimento de projetos de reabilitação e reforço.

O candidato deve satisfazer as condições mínimas exigidas no artigo 17.º do Decreto-Lei 107/2008 na área de Engenharia Civil ou Arquitetura, Engenharia Florestal ou outras áreas afins.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 90€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).

Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar no Mestrado, nomeadamente 5 anos de experiência profissional.

Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Construção civil e engenharia civil

Português

1 Reabilitação e reforço de e com soluções de madeira - conceção e dimensionamento

A necessidade de intervenções corretivas de patologias ou deficiências em construções em madeira ocorre tanto em edificações antigas, classificadas ou não, como em construções contemporâneas. As primeiras foram construídas segundo regras ancestrais ou consagradas de boa prática de construção em madeira, as últimas foram já executadas sob a vigência de regulamentos e normas da especialidade (nomeadamente o EC5). A usura do tempo ou o domínio insuficiente dos princípios de projeto resultam frequentemente na ocorrência de patologias cuja resolução requer, consoante o caso, uma abordagem integrada de práticas e sistemas tradicionais com os procedimentos de projeto em vigor, sendo certo que os sistemas de substituição ou reconstrução devem ser concebidos em observância daqueles. Esta unidade curricular procura cobrir, na sua diversidade, ambas as situações de reparação/reabilitação.

Vários autores. STEP 1 - Timber Engineering. Centrum Hout, The Netherlands, 1995, ISBN 90-5645-001-8

F. Arriaga; F. Peraza, M. Esteban, I. Bobadilla, F. Garcia. Intervencion en Estructuras de Madera. Ed. AITIM, Madrid, Espanha, 2002, ISBN 84-87381-24-3

A. Dias, H. Cruz, J.S. Machado, J. Custódio, P. Palma. Avaliação, Conservação e Reforço de Estruturas de Madeira. Verlsag-Dashofer, 2009, Lisboa, Portugal, ISBN 978-989-642-065-9

Negrão, J., Faria, A.. Projecto de Estruturas de Madeira, Publindústria, Porto, 2009

UNE 41805 (14 partes) - Diagnóstico de Edifícios, AENOR, 2009

UNI 11119 - Beni culturali-Manufatti lignei-Strutture portanti degli edifici - Ispezione in situ  per la diagnosi degli elementi in opera, UNI, 2004

UNI 11138 - Beni culturali-Manufatti lignei-Strutture portanti degli edifici - Criteri per la valutazione preventiva, la progettazione e l’esecuzione di interventi, UNI, 2004

Normas Europeias diversas.

Descobre o DEC
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Centro(s) de investigação

Institute for Sustainability and Innovationin Structural Engineering

Programa Living the Future Academy

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.