/ PROJETO PRR_LFA

Curso de especialização em reabilitação e reforço de e com soluções de madeira - conceção e dimensionamento

Créditos
6 ECTS
Duração
42 horas
Vagas
20
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
(FCTUC - Polo II)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

09/04/2024 a 13/09/2024

Realização do curso

16/09/2024 a 31/01/2025

Candidaturas

Apresentação

O Curso procura familiarizar os participantes com as problemáticas da reabilitação e reforço estruturais de construções á base de madeira e derivados.

O curso apresenta uma parte escolar com um peso de 6 ECTS.

A avaliação será concretizada por:

a) Exame escrito convencional e/ou;

b) Desenvolvimento de trabalhos ou resolução de problemas práticos.

A conclusão do curso implica a aprovação na u.c., conforme definido no plano de curso.

Coordenação:

João Negrão -  jhnegrao@dec.uc.pt

Alfredo M.P.G. Dias -   alfgdias@dec.uc.pt

Objetivos

São ainda objetivos do curso familiarizar os formandos com:

  • As causas (agentes xilófagos); 
  • Parâmetros e critérios de avaliação (normas EN de durabilidade e preservação, normas nacionais de reabilitação de construções em madeira); 
  • Procedimentos preventivos e curativos; 
  • Metodologias de análise e dimensionamento e casos de estudo.

Competências a desenvolver

Compreensão dos conceitos e práticas envolvidos em reabilitação e reforço, nas suas várias vertentes, de produtos e construções baseadas em madeira. Capacidade para realização de trabalhos de inspeção e monitorização, produção dos correspondentes relatórios e, quando necessário, desenvolvimento de projetos de reabilitação e reforço.

Condições de acesso

O candidato deve satisfazer as condições mínimas exigidas no artigo 17.º do Decreto-Lei 107/2008 na área de Engenharia Civil ou Arquitetura, Engenharia Florestal ou outras áreas afins.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 90€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar no Mestrado, nomeadamente 5 anos de experiência profissional.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Construção civil e engenharia civil

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Reabilitação e reforço de e com soluções de madeira - conceção e dimensionamento

A necessidade de intervenções corretivas de patologias ou deficiências em construções em madeira ocorre tanto em edificações antigas, classificadas ou não, como em construções contemporâneas. As primeiras foram construídas segundo regras ancestrais ou consagradas de boa prática de construção em madeira, as últimas foram já executadas sob a vigência de regulamentos e normas da especialidade (nomeadamente o EC5). A usura do tempo ou o domínio insuficiente dos princípios de projeto resultam frequentemente na ocorrência de patologias cuja resolução requer, consoante o caso, uma abordagem integrada de práticas e sistemas tradicionais com os procedimentos de projeto em vigor, sendo certo que os sistemas de substituição ou reconstrução devem ser concebidos em observância daqueles. Esta unidade curricular procura cobrir, na sua diversidade, ambas as situações de reparação/reabilitação.

Bibliografia

Vários autores. STEP 1 - Timber Engineering. Centrum Hout, The Netherlands, 1995, ISBN 90-5645-001-8

F. Arriaga; F. Peraza, M. Esteban, I. Bobadilla, F. Garcia. Intervencion en Estructuras de Madera. Ed. AITIM, Madrid, Espanha, 2002, ISBN 84-87381-24-3

A. Dias, H. Cruz, J.S. Machado, J. Custódio, P. Palma. Avaliação, Conservação e Reforço de Estruturas de Madeira. Verlsag-Dashofer, 2009, Lisboa, Portugal, ISBN 978-989-642-065-9

Negrão, J., Faria, A.. Projecto de Estruturas de Madeira, Publindústria, Porto, 2009

UNE 41805 (14 partes) - Diagnóstico de Edifícios, AENOR, 2009

UNI 11119 - Beni culturali-Manufatti lignei-Strutture portanti degli edifici - Ispezione in situ  per la diagnosi degli elementi in opera, UNI, 2004

UNI 11138 - Beni culturali-Manufatti lignei-Strutture portanti degli edifici - Criteri per la valutazione preventiva, la progettazione e l’esecuzione di interventi, UNI, 2004

Normas Europeias diversas.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Descobre o DEC
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Centro(s) de investigação

Institute for Sustainability and Innovationin Structural Engineering

Programa Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.