Carta Patrimónios #7

No próximo ano letivo (2023-2024), terá início a 6ª edição do curso de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa.

23 february, 2023≈ 2 min read

Será a primeira após uma profunda reforma curricular que visa ir ao encontro de diversos requisitos funcionais, académicos e pedagógicos, mas também, e essencialmente, responder a novos desafios temáticos.
Desde a sua criação em 2010, o Patrimónios foi construindo algo que vai além do curso, desde logo com o estabelecimento da sua rede internacional de cooperação para o desenvolvimento. Um marco importante neste processo foi a criação da Cátedra UNESCO homónima — a Patrimónios —, que consolidou múltiplas atividades de extensão, de transferência de
conhecimento, de organização e participação em eventos, científicos e outros, e, ainda, em publicações numerosas.

Pretendemos agora promover Seminários de Inverno, de pequena dimensão e grande ambição, dirigidos a temáticas atuais do âmbito do património cultural que se cruzem com tendências dos temas que ocupam as e os investigadores do e da Patrimónios. Serão momentos em que, simultaneamente, olharemos de forma intensa para fora e proporcionaremos a outros a possibilidade de fazer o mesmo para dentro do trabalho que desenvolvemos, reunindo várias gerações de investigadores sobre assuntos fundamentais. Momentos de balanço e prospeção numa altura do calendário académico em que se abrem as candidaturas de acesso ao curso.
Nesta primeira edição dos Seminários de Inverno Patrimónios de Influência Portuguesa, focar-nos-emos em dois grandes temas: 1. A (in)sustentabilidade do património: cultura, cooperação, desenvolvimento; | 2. Patrimónios partilhados, patrimónios contestados.