/ Research / Secondary projects / Hermeneutic Rationality

Seminário Permanente: História Crítica da Razão da Antiguidade à Contemporaneidade

O conceito de razão é, nas múltiplas formas que assume, quase omnipresente na nossa história cultural, filosófica, económica e social. No entanto, e apesar da importância de que se reveste, é muitas vezes usado de forma não refletida, como se fosse evidente. Outras vezes, é identificado com uma só área disciplinar (tipicamente, a ciência), impedindo um questionamento sobre o que pode verdadeiramente significar a razão, qual a sua importância nas nossas vidas ou qual o papel que, por exemplo, as humanidades podem ter para responder a estas questões.

Iniciado em 2015, este seminário, coordenado por Gonçalo Marcelo, Maria Luísa Portocarrero e Diogo Ferrer, tem uma atividade regular consistindo na organização de sessões com apresentações em formato de workshop, bem como de eventos de maior dimensão (jornadas de estudos, conferências, colóquios, congressos e outros eventos). É aberto ao público e a todos os investigadores que queiram participar nas discussões sobre este tema.

Objetivos

O objetivo do seminário permanente História Crítica da Razão da Antiguidade à Contemporaneidade, acolhido pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, é o de incitar à reflexão crítica sobre as noções de razão presentes na nossa história em diversos autores, períodos e realidades culturais. A equipa do seminário é composta por um núcleo duro de investigadores provenientes da filosofia (e nomeadamente da linha de investigação A Racionalidade Hermenêutica) e dos estudos clássicos, mas os seminários são abertos à interação interdisciplinar com todos os campos do saber que sejam relevantes para pensar a razão.

Para mais informações e manifestações de interesse em participar no seminário contactar goncalomarcelo@gmail.com