/ Investigadores / Integrados

Investigador Integrado

Graus Académicos

Licenciatura em História-Arqueologia - 2001 Universidade de Lisboa

Pós-Graduação em Teorias e Métodos da Arqueologia - 2006 Universidade do Algarve

Doutoramento em Arqueologia Pré-Histórica - 2010 Universidade do Algarve

Áreas de Atuação

Paleolítico; Caçadores-recoletores; Europa; África; Ecodinâmicas; Indústria lítica

Short-CV

Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa desde 2019, Professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico de Tomar desde 2020. Licenciado em História-Arqueologia (2001) pela Universidade de Lisboa, pós-graduado em Teoria e Métodos da Arqueologia (2005) e doutorado em Arqueologia Pré-histórica (2010) pela Universidade do Algarve. Tem mais de uma centena de publicações científicas e de apresentações em congressos internacionais. Revisor de revistas internacionais de alto impacto, de agências de financiamento e consultor científico de publicações e projetos empresariais. Coorganizador de vários congressos e sessões em encontros científicos internacionais. Orientador de teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, e júri de provas académicas. A sua investigação foca as adaptações dos caçadores-recoletores europeus e africanos às alterações ambientais do passado, através do estudo das matérias-primas, da produção de ferramentas e da arqueologia experimental, inclusivamente com o desenvolvimento de protótipos. Desde 2001 é diretor, co-diretor e colaborador de vários projetos de investigação em pré-história, e regularmente convidado para cooperar em projetos em Portugal, Espanha e África. Tem várias formações em equipamentos laboratoriais, Sistemas de Informação Geográfica, Espeleologia, Estatística, Comunicação Assertiva, Liderança, Gestão de Equipas, Desenvolvimento Pessoal, Alto Desempenho com PNL e é Coach com Certificado Internacional.