/ Quem somos / Investigadores / Integrados

Sofia Pereira

Investigadora Integrada

Graus Académicos

Licenciatura em Geologia (4 anos; 240+22 extra ECTS), Ramo 'Recursos Naturais', 2010, Universidade de Lisboa (4º ano curricular Universidad Complutense de Madrid, Espanha);

Doutoramento em Geologia, Especialidade Estratigrafia e Paleontologia. 2017, Universidade de Lisboa.

Áreas de Atuação

Sistemática e paleoecologia de trilobites (especialização: Ordovícico Superior da Zona-Centro Ibérica (ZCI) Portuguesa e outras regiões do domínio ordovícico peri-gondwânico de alta latitude). Paleobiogeografia e Bioestratigrafia do Ordovícico. Estratigrafia do Ordovícico de Portugal. Evolução geodinâmica da ZCI. Cartografia Geológica. Paleontologia, Paleozoologia e paleoicnologia de invertebrados.

Short-CV

Natural de Águeda (Aveiro), licenciatura em Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2010), com último ano de especialização em disciplinas dos mestrados de Paleontologia, Geodinâmica Interna e Geologia Ambiental e Recursos Geológicos da Universidad Complutense de Madrid (2009-2010). Doutoramento em Paleontologia e Estratigrafia na Universidade de Lisboa em 2017 (Trilobites do Ordovícico Superior da Zona Centro-Ibérica Portuguesa). Foi bolseira de post-doc (Universidade Nova de Lisboa; 2018-2019) do Projeto TravelEx da EIT Raw Materials. Professora convidada no Mestrado em Paleontologia da Universidade Nova de Lisboa (2019-2020). Atualmente, é investigadora no Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e professora convidada na Licenciatura em Geologia do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.