/ Investigadores / Integrados

Rita Anastácio

Investigadora Integrado

Graus Académicos

Licenciatura em Engenharia do território (Ordenamento do Território) – 1997 Instituto Superior Técnico

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica (Ordenamento de áreas protegidas) - 2000 Instituto Superior Técnico

Doutor em Quaternário, Materiais e Cultura (Gestão do património Cultural) - 2016 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Áreas de Atuação

Tenologias de Informação Geográfica, Sistemas de Informação Geográfica, Gestão do Património Cultural, Gestão do Património Natural e Ambiental, Ordenamento, Planeamento e Gestão do território, Proteção Civil

Short-CV

Rita Ferreira Anastácio (feminino), Licenciada em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico (1997), Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico (2000). Doutorada na área científica de História e Arqueologia: Quaternário Materiais e Culturas (2016).

Professora no Instituto Politécnico de Tomar, desde 1999.

Membro investigador do Grupo de Pesquisa Quaternária e Pré-História do Centro de Geociências (UID 73 da Fundação para a Ciência e Tecnologia) da Universidade de Coimbra.

Responsável da área de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica em diversos projetos de pesquisa arqueológica e de gestão do património.

Experiência em organização de encontros e conferências científicas.

Coordenadora do grupo de mentoria do IPT e que tem como missão o apoio aos estudantes estrangeiros, em diferentes vertentes interculturais; Co-coordenadora do Grupo de Diversidade e Inclusão que tem como missão desenvolver e implementar plano de Igualdade de género, inclusão e diversidade do IPT (2021).

Pró-Presidente de Divulgação e Relações Externas do Instituto Politécnico de Tomar, desde abril de 2019 até o presente, com responsabilidade de coordenação do Gabinete de Relações Internacionais e pelo Gabinete de Comunicação e Relações Externas.