/ Investigadores / Integrados

Investigador Integrado

Graus Académicos

Licenciatura em Geologia - 1997 Sapienza Università di Roma

Doutoramento em Meio Ambiente, Comportamento e Dinâmica Humana - 2004 Università di Ferrara

Áreas de Atuação

Geo-arqueologia; Arqueometria; Geomorfologia; Paleoambiente; Gastronomia

Short-CV

Pierluigi Rosina é um italiano que trabalha em Portugal desde 1996. Licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade La Sapienza, Roma em 1997. Completou o seu DEA em Geologia Quaternária em Perpignan, França em 2001, e obteve um doutoramento sobre o tema da Ambiente, comportamento e dinâmica humana na Universidade de Ferrara, Itália, em 2004. De 2005 a 2011 foi chefe do Departamento de gestão da paisagem. A nível pedagógico, é Diretor do Mestrado e Mestrado em Dinâmica da Paisagem Cultural (Erasmus Mundus) do Instituto Politécnico de Tomar. Cientificamente, é membro da Unidade de I&D do Centro de Geociências – Grupo Quaternário e Pré-História da Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia (uID73). Foi coordenador do projeto "Rupscience" (2008) e participante em vários projetos europeus e nacionais. Já produziu em Portugal, Espanha, Angola, Senegal, Etiópia e Brasil.