/ Investigadores / Integrados

Mestrado em Geologia de Engenharia - 1984 Universidade Nova de Lisboa

Doutoramento em Geologia - 1991 Universidade de Coimbra

Áreas de Atuação

Geologia de Engenharia. Estudos geotécnicos. Estabilidade de taludes. Materiais geológicos de construção

Short-CV

É licenciado em Geologia, tem o Mestrado e o Doutoramento em Geologia de Engenharia e a Agregação em Geologia.

Realizou trabalhos de investigação e publicações no âmbito do comportamento de maciços rochosos e de maciços terrosos, taludes, estudo de terrenos de fundação, estradas, barragens, túneis, caracterização de solos, rochas e agregados como materiais de construção, incluindo a degradação e conservação de pedra aplicada em edifícios e monumentos.

Coordenou a linha 4 “Geologia de Engenharia” do CGeo entre 2004 e 2006 e coordenador do grupo de Geotecnologias. Foi Diretor do CGeo entre 2007 e 2014 e Diretor do Departamento de Ciências da Terra entre 2019 e 2021. É Diretor do laboratório de geotecnia (LABGEO) do IPN.

Participa nas atividades de normalização de Geotecnia em Engenharia Civil (CT 156), de agregados (CT 154) e desde 2018 nas rochas ornamentais (CT 118).

Desenvolveu atividade de transferência de conhecimento tendo colaborado com diversas instituições e empresas e realizado trabalhos de consultoria, de estudos, de relatórios e de peritagens no âmbito da Geologia de Engenharia.