/ Investigadores / Integrados

Davide Delfino

Investigador Integrado

Graus Académicos

Licenciatura em Conservação do Património Cultural Arqueológico, Arquitectónico e Ambiental - 2003 Universidade de Génova

Epecialização em Arqueologia(Pré-história e Pró-História) - 2007 Universidade de Milão

Doutoramento em Quaternário, Materiais e Cultura - 2011 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Áreas de Atuação

Idade dos Metais na Europa (Hill forts e técnicas de escavação, valorização de povoados de altura, estudo da gestão do território, cerâmicas e metais), Museologia (qualidade da gestão, projetos de accesibilidade universal para museus, gestão e avaliação das colecções, projetos de accesibilidade universal para museus); Socialização do conhecimento (arqueologia demonstrativa, projectos de integração de alunos do ensino secundário no trabalho dos museus, valorização de sítios arqueologicos, comunicação social); Arqueometalurgia; Estudo do conflito na Proto-História.

Short-CV

Nascido em Génova em 1976, doutorou-se em "Quaternário: materiais e culturas" na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real - Portugal) em 2011; foi professor convidado no Instituto Politécnico de Tomar (Portugal) de 2011 a 2014. Atualmente é arqueólogo do Ministério da Cultura na Direcção do Museu Regional de Molise, onde é curador do Museo Sannitico em Campobasso e da área arqueológica alto-medieval de San Vincenzo al Volturno, é membro do Instituto Terra e Memória (Mação-Portugal) e investigador associado do CGeo da Universidade de Coimbra desde 2011. Dirigiu escavações de povoados proto-históricos em Portugal de 2011 a 2016, colaborando com a Câmara Municipal de Abrantes na criação do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de 2008 a 2016. É sócio do Istituto Italiano di Preistoria e Protostoria desde 2018 e segretàrio da Comissão Cientifica “ Metal Ages in Europe and in the Mediterranean” da União Internacional de Ciencias Pré-Històricas e Proto-Históricas desde 2015. É professor convidado pela Università degli Studi del Molise no Master de I° Nìvel “Territori digitali” (2021), tendo lecionado também módulos sobre a Idade do Bronze na Europa pela Università degli Studi di Genova ( 2015-2021). É avaliador convidado pela HERITY nas certificações HERITY-HGES (2018-2021).