/ Investigadores / Integrados

Ana Machadinho

Investigadora Integrada

Graus Académicos

Licenciatura Ensino de Biologia e Geologia- 2000 Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve

Licenciatura Geologia (ramo científico) - 2004 Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Mestrado em Cartografia Geológica (Curso de especialização) - 2007 Departamento de Geociências da Universidade de Évora

Mestrado em Geociências com especialização em Geologia Operacional - 2008 Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Mestrado Profissional UNIGIS em Gestión de Sistemas de Información Geográfica - 2009 Universidade de Girona

Doutoramento (pré-Bolonha) em Engenharia Geológica com especialização em Geofísica Aplicada - 2015 Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Áreas de Atuação

Geofísica aplicada: gravimetria, magnética, inversão de anomalias, geometria de corpos-fonte, georrecursos.

Aplicação de métodos geofísicos para inferir a estrutura da crusta terrestre em profundidade, tendo como objectivo a prospecção e pesquisa de recursos minerais e de recursos energéticos geotérmicos.

Processamento e interpretação de dados de campo potencial.

Inversão 2.5D e 3D de dados de gravidade e magnéticos com o intuito de modelar em profundidade a geometria da crusta.

Short-CV

Formação académica: Licenciada em Geologia (ramo científico) em 2004, Mestre em Geociências, especialidade em Geologia Operacional, em 2008 e Doutorada em Engenharia Geológica (pré-Bolonha), especialidade de Geofísica Aplicada, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Percurso profissional: Bolseira de investigação na FCTUC em vários projectos, entre 2005 e 2015: POCTI/HAR/48095/2002 - Caracterização e reabilitação das estruturas arqueológicas da Villa romana do Rabaçal; POCI/CTE-GEX/58951/2004 - Interacções água subterrânea – água superficial e sua importância na sustentabilidade dos ecossistemas em zonas húmida; EMSURE - Energy and Mobility for Sustainable Regions (CENTRO-07-0224-FEDER-002004). Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) entre 2009 e 2013 na FCTUC: SFRH/BD/48628/2008 - Modelação de dados gravimétricos e magnéticos com o intuito de definir uma geometria para as rochas granitóides em profundidade e desta forma contribuir com dados para a modelação geotérmica na região centro de Portugal. Técnica em Geofísica no Projecto PLANAGEO - Plano Nacional de Geologia de Angola - Cartografia geológica e de recursos minerais no Sul de Angola, contratada pelo consórcio UTE (IGME-LNEG-IMPULSO) entre 2015 e 2022. Funções: processamento, interpretação e modelação de dados geofísicos (gravimétricos, magnéticos e espectrométricos) e relação com a respectiva cartografia geológica.