/ Investigadores / Integrados

Graus Académicos

Licenciatura em Engenharia Geológica - 1988 Universidade de Coimbra

PAPCC em Hidrogeologia - 1995 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutoramento em Geologia/Hidrogeologia - 2001 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Áreas de Atuação

Hidrogeologia; Recursos Hidrominerais e Termais; Águas de Nascente; Águas Minerais; Termalismo; Águas engarrafadas

Short-CV

Professor auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e foi investigador nos Centros de Geofísica e de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Engenharia Geológica pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Geologia (área específica de hidrogeologia) pela UTAD.

A principal área de pesquisa e investigação em que tem atuado é em hidrogeologia de rochas fraturadas, com foco principal no domínio da modelação física e química de sistemas hidrominerais.

É autor de vários documentos científicos, técnico-científicos e técnicos relacionados com a sua atividade neste domínio e também na área dos recursos geológicos não metálicos.

Orientador de várias teses de mestrado e doutoramento.

Foi coordenador científico do Departamento de Geologia (UTAD) e representante da UTAD no Instituto de Ciências da Terra e do Espaço.

Foi Coordenador do Curso de licenciatura em Biologia/Geologia (ensino de) da UTAD, co-responsável pela criação do curso de pós‑graduação e de mestrado em Recursos Geológicos (UTAD) e elemento integrante da Comissão Diretiva do curso de mestrado em Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável.

Co-responsável pela criação (integrando ainda a Comissão de Curso) do Curso Técnico Superior Profissional de Termalismo e Bem-Estar (UTAD).

Responsável pela adequação a Bolonha do Curso de licenciatura em Biologia/Geologia (Ensino de) no curso de Licenciatura em Biologia e Geologia.

Tem sido responsável e colaborado em cursos de formação de professores e cursos de extensão universitária.

Tem sido elemento integrante de vários projetos de investigação científica da UTAD e de outras instituições.

Foi e é responsável por vários projetos técnico-científicos no domínio das águas subterrâneas, em particular projetos de prospeção, pesquisa e exploração de águas minerais e de nascente, e tem colaborado em outros projetos técnicos para organismos privados no domínio de estudos de impacte ambiental, entre outros.

É Diretor Técnico de várias explorações de águas minerais naturais e de nascente, vocacionadas para o aproveitamento em termalismo e em unidades de engarrafamento.