Estudante de Doutoramento

Graus Académicos

Licenciatura em Ciência e Tecnologia para o estudo e conservação do património cultural e dos meios de informação - 2015 Università degli Studi di Milano, Italia

Mestrado em Quaternário, Pré-História e Arqueologia - 2018 Università degli Studi di Ferrara, Ferrara, Italia

Áreas de Atuação

Arqueometria, Arqueologia, Geologia

Short-CV

Virginia Lattao nasceu em Varese (Itália) em 1992. Actualmente é estudante de doutoramento em Geologia na Universidade de Coimbra (Portugal). Obteve o seu mestrado na Universidade de Ferrara (Itália) em Quaternário, Pré-história e Arqueologia em 2018, com uma tese intitulada "Análise Arqueométrica de Cerâmica da Idade do Bronze do sítio de Shahr-i Sokhta (Sudeste do Irão)". Em 2015 formou-se na Universidade de Milão (Itália) em Ciência e Tecnologia para o estudo e conservação do património cultural e meios de informação, com uma tese intitulada "Análise Geoarqueológica e Sedimentológica do Depósito Arqueológico do Sítio Hellenístico de Pantanello (Metaponto), Secção P1 e P3". Os seus interesses incluem Arqueologia Pré-histórica, Arqueologia e Paisagem, Geologia, Arqueometria, Património Cultural e Arte rupestre. Participou em diferentes campanhas de escavação arqueológica. Trabalhou durante dois anos no Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Ferrara, implementando os seus conhecimentos e competências no campo da arqueometria, em vários projectos, incluindo VALUE e ECOMAP Interreg Itália-Croácia. Participou em projectos para a realização de colecções de museus e reconstrução de áreas de escavação em 3D. Tem colaborado em actividades de divulgação do sistema de museus da Universidade de Ferrara.