Chamada de Trabalhos

Encontra-se aberto o período de submissão de propostas para comunicações do IX Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, que terá lugar nos dias 6 e 7 de julho de 2023, em Coimbra.


Calendário | 2023

Submissão até 15 de maio.
Notificação de aceitação até 31 de maio.

Tendo como principal objetivo dar à comunidade de investigadores júniores a oportunidade de partilhar, discutir e projetar a sua investigação científica, convidamos doutorandos/as e outros investigadores/as a apresentarem propostas de comunicação no âmbito dos quatro Eixos Interdisciplinares do CEIS20:

Eixo 1 – Desigualdades, fronteiras e mobilidades
Estudo das desigualdades e suas relações com o território, abrangendo, nomeadamente: as diferentes formas de que se revestem; as suas origens e os seus efeitos sociais e individuais; os processos discursivos, as ideologias e as representações que as acompanham e/ou legitimamente níveis, áreas e modalidades de intervenção suscetíveis de as superar.

Eixo 2 – Media e sociedade na era pós-digital
Análise crítica dos impactos, oportunidades, riscos e desafios da omnipresença das tecnologias digitais nos diferentes domínios da vida e das sociedades contemporâneas. Em particular, salientar-se-ão os processos: de produção, transmissão e consumo de informação e do conhecimento; de organização social e do território; e de construção de memória, das identidades e de representação individual e coletiva. Tudo isto num contexto em que se observam transformações radicais no campo dos media e das suas relações com os regimes políticos e os cidadãos.

Eixo 3 – Democracia, tempo presente e memória das ditaduras
Caracterização do atual sistema de relações internacionais, da situação dos regimes democráticos e de outras modalidades de organização política, assim como dos cenários de evolução futura. Contextualização da realidade atual em conjunturas anteriores, análise do legado material e imaterial das experiências autoritárias e totalitárias do século XX. Análise dos processos de transição para a democracia e análise do modo como essa memória e património foram geridos e interpretados.

Eixo 4 – Teoria em humanidades, artes, ciências sociais e tecnologias sociais
Desenvolvimento de estudos de natureza teórica e epistemológica, salientando a importância de sustentar investigação, de alto nível, no questionamento, análise e reflexão inerentes a esses mesmos estudos, de forma a oferecer novos caminhos e discussões críticas sobre a importância do interdisciplinar e transdisciplinar no quadro das Humanidades, Ciências Sociais e Artes.