Parceria com a produtora belga Iuvenalis Pictures (sediada na Universidade Católica de Leuven), no âmbito do seu projeto de cinema amador Frogs the Film, que se apresenta como o primeiro filme longa-metragem totalmente falado em grego antigo.

A história desta tragicomédia é uma combinação original de "Rãs" de Aristófanes (405 a.C), "Alceste" de Eurípides (438 a.C.), "Banquete" de Platão (380 a.C.) e "Batracomiomaquia" (séc. III a.C), unidas por várias partes escritas pelo próprio diretor do filme,Thibaut Lejeune.

Iuvenalis Pictures tem como objetivo principal fornecer material didático para o ensino do grego antigo no ensino secundário. Além disso, espera demonstrar o poder duradouro e o valor das histórias antigas para a sociedade contemporânea e estimular o interesse geral pela língua, literatura e cultura da Grécia Antiga.

Com o intuito de chegar a todos os que se dedicam ao estudo e à divulgação do grego antigo, o filme é apresentado com legendas em várias línguas: inglês, espanhol, holandês, alemão, italiano, francês, grego moderno, português, etc.

A versão portuguesa é da responsabilidade de Rui Tavares de Faria, investigador integrado do CECH e membro da equipa do Projeto complementar "Artes Docendi- Investigação e Formação em Didática dos Estudos Clássicos".

O filme "Rãs" teve estreia mundial no 6 de outubro de 2023, no canal YouTube da produtora.


Proyecto de Innovación y Buenas Prácticas Docentes Avanzados/Coordinados (nº 22-219): “Tendiendo puentes desde el mundo clásico: el diálogo como recurso educativo” (2022-2024).

Trata-se de um projeto financiado pela Universidade de Granada, sob a responsabilidade da Professora Mónica Durán Mañas, no qual participam as seguintes instituições: Universidade de Granada, Universidade de Coimbra, Universidade de Cádiz, Universidade de Málaga, Asociación Internacional Alma Clásica.
Integram o projeto as docentes Cláudia Cravo e Susana Marques do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra.

O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas, através da análise e da reescrita dos referentes clássicos, para adequar o ensino e a inovação educacional à sociedade atual. Com esse intuito, promoveu-se a criação de uma equipa interdisciplinar de inovação pedagógica que trabalhasse de forma colaborativa para adequar os processos de ensino e aprendizagem à sociedade do século XXI, de modo a favorecer a igualdade, a inclusão, o empreendedorismo e a empregabilidade do corpo discente e a promover processos de internacionalização, digitalização e transferência de conhecimento. Estas boas práticas serão suportadas por uma formação em cascata, que fomentará o desenvolvimento de materiais e recursos pedagógicos inovadores e que servirá para melhorar as estratégias e as técnicas de aprendizagem dos alunos e a sua avaliação. Para isso, o corpo docente e o corpo discente trabalharão juntos na elaboração de recursos educativos em formato digital e na conceção de oficinas lúdico-didáticas, a fim de estimular a participação dos estudantes na construção do seu próprio processo formativo. Este processo materializar-se-á na obtenção de produtos finais elaborados em formatos criativos, inovadores, interdisciplinares e inclusivos, que farão parte de um banco de atividades abertas através do DIGIBUG, disponíveis para reutilização indefinida em contextos educativos. A transferência dos produtos finais será também concretizada através da realização de oficinas com alunos do ensino secundário, no âmbito das comemorações do Dia da Fundação de Roma, estimulando a inclusão de todas as pessoas e promovendo a divulgação da atividade académica para a sociedade em geral. Com o mesmo intuito, prevê-se ainda, entre outras iniciativas, a publicação de uma edição bilingue (castelhano-português) de contos mitológicos de Alicia Esteban Santos.


Proyecto de Innovación Educativa (PIE17-174) “La aplicación del Reading Method a la enseñanza del griego y del latín clásico” (2017-2019)

Trata-se de um projeto financiado pela Universidade de Málaga, concebido pelo Professor Catedrático Cristóbal Macías Villalobos, especialista em Didática do Latim, no qual participam as docentes Cláudia Cravo e Susana Marques, no âmbito de uma parceria entre a Facultad de Filosofía y Letras da Universidade de Málaga e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Da cooperação entre os três docentes resultará um trabalho de criação e disponibilização online de materiais didáticos para o ensino de Latim, concebidos com recurso a várias ferramentas TIC. O produto final desta parceria será apresentado pelas duas docentes na Universidade de Málaga.Espera-se que os materiais resultantes deste trabalho conjunto (exercícios interativos a partir de textos latinos) venham a ser uma referência para os docentes de Latim que, no ensino secundário e universitário, em Portugal e em Espanha, se dedicam a lecionar esta língua nos seus níveis de iniciação.