O início de cada mês de maio traz-nos, desde 2014, os LVDI CONIMBRIGENSES. Esta festa anual da Cultura Clássica foi criada no seguimento da participação de docentes e alunos de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra no Projeto Europeu Grundtvig - Ludi Europaei Classici (2013-1-ES1-GRU06-73280 4), financiado pela Comissão Europeia, e deve a sua existência à formação facultada pela instituição-mãe do projeto, a Asociación de Cultura Clásica Ludere et Discere de Sagunto.

Tendo como objetivo fundamental a divulgação da Cultura Clássica junto dos alunos do ensino básico e do ensino secundário, os LVDI CONIMBRIGENSES consistem em dias inteiros (um ou mais dias) dedicados a Oficinas de temas vários (escrita antiga, mitologia, cerâmica, línguas latina e grega, jogos romanos, etc.) e ao teatro clássico, com representações de comédias e tragédias greco-latinas.

A iniciativa conta, como parceiros principais, com o Museu Nacional Machado de Castro, as Ruínas de Conímbriga e as Ruínas Romanas de Bodadela, que acolhem os alunos participantes nas suas instalações.

É de realçar o facto de os LVDI CONIMBRIGENSES serem um projeto intrinsecamente colaborativo, uma vez que implica um número significativo de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da FLUC, que recebem atempadamente, da parte dos docentes e alunos (e antigos alunos) envolvidos há mais tempo na iniciativa, a formação que os habilita a serem monitores dos alunos mais novos durante cada edição. Ademais, é um projeto que tem obrigatoriamente de se reinventar ano a ano, contando sempre com novidades em todas as temporadas.

Para além da edição anual dos LVDI CONIMBRIGENSES, as várias Oficinas de Cultura Clássica estão disponíveis para se deslocarem às escolas básicas e secundárias do país, durante todo o ano letivo.