SEMINÁRIO "VALORIZAÇÃO DO SARGAÇO DA COSTA LITORAL NORTE"

No dia 30 de novembro, o Seminário “Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte” acontece entre as 9h00 às 13h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde. O evento é gratuito, mas carece de inscrição prévia. As inscrições já se encontram abertas.

21 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

O Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), promovem o Seminário “Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte”.

Este Seminário pretende divulgar a antiga tradição de apanha do sargaço e a importância desta atividade económica na Costa Litoral Norte, debater as potencialidades do sargaço na economia local atual, assim como, apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte”.

Em reflexão vão estar as temáticas: “Importância do GAL no incentivo à valorização de recursos marinhos”; “Regime jurídico da apanha do sargaço e o papel da capitania no incentivo e fiscalização desta atividade”; “Tradicional apanha do sargaço. Qual o futuro para esta atividade económica?”; “VALSAR – Tradição, Investigação, Inovação – Resultados atingidos”; e “VALSAR – Comunicação para a Comunidade”.

Integrado na Estratégia UC MAR da Universidade de Coimbra, o VALSAR é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) através do programa MAR2020.

9h00 – 9h30 | Registo dos participantes

9h45 | Sessão de Abertura

Cristina Rocha, Coordenadora do projeto VALSAR, Laboratório MAREFOZ/MARE – Universidade de Coimbra

Mário Reis, Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Sílvia Costa, Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

10h45 | Importância do GAL no incentivo à valorização de recursos marinhos

Teresa Castro, Chefe da Divisão da Gestão de Fundos Comunitários e representante do GAL Costeiro Litoral Norte da Área Metropolitana do Porto

10h55 | Regime jurídico da apanha do sargaço e o papel da capitania no incentivo e fiscalização desta atividade

Comandante Bruno Teles, Capitania de Vila do Conde

11h05 | Tradicional apanha do sargaço. Qual o futuro para esta atividade económica?

Juvenal Oliveira, Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia

11h15 | Questões e debate

11h30 – 11h50 | Coffee-break

11h50 | VALSAR – Tradição, Investigação, Inovação – Resultados atingidos