MAREFOZ COMO REFERÊNCIA DA LIGAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO ACADÉMICO E AS EMPRESAS PARA O USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS E DA LITERACIA DOS OCEANOS.

20 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

O evento comemorativo do 7.º aniversário do Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, reuniu na Figueira da Foz entidades como: a CIM-Região de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Universidade de Coimbra, Conselho Empresarial da Região de Coimbra, Porto da Figueira da Foz, Seapower, Laboratório Associado ARNET, MARE, +Atlântico Colab, EMEPC, Fórum Oceano, PO Centro 2020, DRAP-Centro, ANI, GET2c, ISISE e IPMA, onde juntos debateram o “Hub Azul da Costa Atlântica: Estratégia Regional para uma Economia Azul Sustentável”.

A escolha do tema “HUB Azul da Costa Atlântica” pretendeu refletir e alertar para a necessidade de construir para Portugal e em especial para a região, um futuro suportado numa Economia Azul competitiva e sustentável, mas também coesa e inclusiva, em estreita ligação às universidades e centros de I&D da Região de Coimbra. Portugal tem muito potencial científico, mas falta escalar e melhorar a relação com o setor privado, muito embora o caminho feito até ao momento seja positivo.

Segundo a gestora do MAREFOZ, Carla Garcia, estes 7 anos foram dedicados a favor da região e da transferência de conhecimento para a economia “temos colaboração com muitas empresas, temos uma relação de proximidade muito grande com o município e damos apoio a vários projetos empreendedores na área do mar. Achamos que, no serviço prestado à comunidade, temos feito um trabalho magnífico” acrescentando que “foi com esse objetivo que viemos para a Figueira da Foz e acho que cumprimos bem esse papel”.

O MAREFOZ é um projeto, fundado em 2016, que se afirmou como um laboratório de investigação de grande importância, que permite a colaboração entre o meio académico e empresarial, promovendo o uso sustentável de recursos e a literacia dos oceanos, com um foco bastante acentuado na comunidade escolar.

MAIS DE 7 MILHÕES DE FINANCIAMENTO CAPTADO, 16 INVESTIGADORES RESIDENTES, E MAIS DE 710 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA A COMUNIDADE COM MAIS DE 19 MIL PARTICIPANTES.

Desde 2016 até ao momento, o crescimento do laboratório MAREFOZ tem sido notável. Os 5 investigadores que se mudaram de Coimbra para a Figueira da Foz para lançar este projeto em 2016, passaram a ser 16 investigadores residentes no final de 2022 que diariamente desenvolvem os seus trabalhos de investigação e asseguram o funcionamento diário do laboratório. Para além destes investigadores residentes, passaram também pelo laboratório mais 45 investigadores de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, e 100 alunos, dos quais 73 de ensino superior e 27 do ensino secundário e profissional.

No mesmo período o Laboratório MAREFOZ captou mais de 7 Milhões de Euros de financiamento para o desenvolvimento dos seus trabalhos de I&D e apoio ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em parceria com mais de 260 instituições e empresas parceiras de todo o território nacional, dos quais 2 Milhões de Euros correspondem a prestações de serviços especializados. Os restantes 5 Milhões de Euros dizem respeito ao financiamento obtido através das 93 candidaturas aprovadas, dos quais 2 milhões de Euros correspondem a projetos de inovação e valorização dos produtos do mar desenvolvidos de Norte de Portugal até ao Algarve.

Ao nível escolar, o MAREFOZ realizou um total de 710 atividades, mais de 500 foram dirigidas à comunidade escolar e incluem, por exemplo, atividades em sala de aula e formação de professores. As atividades beneficiaram mais de 19500 participantes, sendo que cerca de 15000 pertencem à comunidade escolar, numa colaboração com 71 escolas, na sua maioria da zona centro de Portugal.

Como resultado do reconhecimento destes resultados impressionantes em apenas 7 anos de atividade, o Laboratório MAREFOZ foi já distinguido com vários prémios, sendo de destacar os seguintes:

• 2023 | S4Agro | Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial – CEVADAS
  • 2022 | Prémio Expofish “Inovação e Investigação ligada ao setor alimentar do mar” para o projeto OTIMO
  • 2020 | Green Project Awards, na categoria “MAR”
  • 2019 |European Enterprise Promotion Awards'19 (IAPMEI)
  • 2019 | Prémio Figueira TV na categoria “Investigação”

No final destes primeiros 7 anos o Laboratório MAREFOZ termina assim com distinção um ciclo muito acima das expectativas iniciais mais otimistas, sendo atualmente uma referência nacional e um estudo de caso da Economia do Mar de valorização e transferência de conhecimento científico para a sociedad. “Hoje o MAREFOZ é um parceiro estratégico de referência prestador de serviços especializados de I&D e Inovação de referência, respondendo com firmeza e segurança aos desafios que as instituições e empresas da Economia Azul nos lançam para as ajudarmos a serem mais competitivas, e a criarem riqueza e novos empregos”, refere Carla Garcia

A abertura do novo Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, juntamente com o lançamento do Centro de Tecnologia e Inovação SEAPOWER, a criação do HUB Azul da Costa Atlântica, a criação da Quinta Ciência Viva do Sal, e a integração dos seus investigadores do MARE no Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork, marca o início de um novo capítulo na vida do MAREFOZ.

Reconhecendo a importância social e o valor económico do mar, juntos, o município, as empresas, as instituições e o Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra vão construir, para a região e para Portugal, um futuro suportado na inovação, competitividade e no desenvolvimento sustentável da Economia Azul.” conclui Carla Garcia.

MAREFOZ Passado, Presente e Futuro