EXPOSIÇÃO “SARGAÇO - ONTEM, HOJE E AMANHÃ!”

A mostra “Sargaço, Ontem, Hoje e Amanhã!” estará patente de 28 de setembro a 23 de dezembro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e de 7 de outubro a 7 de novembro, no Centro Póvoa Empresas, na Póvoa de Varzim.

23 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A mostra “Sargaço - Ontem, Hoje e Amanhã!”, organizada pelo CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Polo da Universidade de Coimbra, irá permitir aos visitantes conhecerem mais sobre esta mistura de algas, as multipotencialidades da sua utilização, a perspetiva histórica da apanha do sargaço, a sua importância para a comunidade piscatória da região, e, ainda, o futuro deste recurso.

Esta é uma iniciativa integrada nas atividades do projeto “VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral”, desenvolvido no âmbito do UC MAR, promovido pela Universidade de Coimbra, o MAREFOZ (MARE-UC), tendo como parceiros o Centro de Neurociências e Biologia Celular (UC), a Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, contando com o apoio dos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

O projeto “VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litorial” encontra-se em desenvolvimento nos Municípios de Vila do Conde e de Póvoa de Varzim, e pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte, promover o desenvolvimento local através de um recurso natural da região e valorizar a história e tradição do sargaço da Costa Litoral Norte.