EMPRESAS E CENTROS DE I&D DA REGIÃO CENTRO FICARAM RENDIDOS AOS PRODUTOS E TECNOLOGIAS UC MAR

Foi durante a Mostra Tecnológica do Mar promovida pelo Ecossistema INOVC+ ontem em Aveiro, que as empresas, Centros de I&D, e entidades regionais e nacionais ligadas à Economia Azul ficaram a conhecer os produtos e tecnologias inovadoras desenvolvidas pelos investigadores da Universidade de Coimbra no âmbito da Estratégia UC MAR, ficando rendidos às iguarias feitas a partir dos produtos inovadores de valorização de pescado, preparados especialmente para a mostra.

30 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Durante a Mostra Tecnológica do Mar, no stand do UC MAR , os visitantes ficaram a conhecer a BioRede - Rede de Pesca Biodegradável, e os produtos, serviços e tecnologias com potencial comercial e impacto económico, desenvolvidas pelos investigadores do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, no âmbito dos projetos "É Seco ou Fumado?”, ValSargo, GreenFishingPort, ValSar, MENU, entre outros projetos de I&D+I.

Os visitantes do espaço UC MAR tiveram, também, a oportunidade de provar as iguarias confecionadas pelos alunos do INTEP - Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz a partir de produtos inovadores que resultaram das atividades de I&D e Inovação destes projetos, nomeadamente, sargo da Costa Vicentina, e polvo e raia, secos e fumados, da região de Cascais e Ericeira, entre outros recursos do mar.

O encontro ficou marcado pela troca de ideias entre empresas e investigadores, com vista à promoção de tecnologias, produtos e serviços inovadores na área do mar, e apoio à criação de novas parcerias estratégicas que ofereçam soluções à Região Centro. A exposição de projetos e tecnologias dos parceiros e start-ups foi complementada com a realização de palestras e mesas-redondas dedicadas à temática do mar e aos desafios que Portugal enfrenta nesta área: "Oportunidades e Desafios da Economia do Mar" e "Economia do Mar na Região Centro". E, também, com momentos de networking.

Fique a conhecer melhor, estes e outros projetos da estratégia UC MAR, desenvolvidos pelo Laboratório MAREFOZ ou pelos Centros de I&D da Universidade de Coimbra, clicando aqui.