CHOURIÇO TRADICIONAL DE QUIAIOS PRODUZIDO COM MACROALGAS E PLANTAS HALÓFITAS VENCE PRÉMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO

O Laboratório MAREFOZ e a empresa Cevadas - Enchidos Tradicionais do Ervedal foram premiados, no Concurso S4agro - Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial, com o projeto “Investigação & Desenvolvimento da utilização de macroalgas e plantas halófitas na produção de chouriço tradicional”.

18 abril, 2023≈ 4 mins de leitura

O projeto “Investigação & Desenvolvimento da utilização de macroalgas e plantas halófitas na produção de chouriço tradicional” que consiste na produção de chouriço tradicional de Quiaios sem fosfato e com teor reduzido de sal, utilizando como substituto macroalgas e plantas halófitas, de forma a obter um produto mais saudável para o consumidor, sem perder o aspeto, textura, sabor e cheiro do chouriço tradicional. O projeto é promovido pela empresa CEVADAS - Casa das Carnes do Ervedal, Lda. em parceria com o Laboratório MAREFOZ , da Universidade de Coimbra .

Segundo Vitória Abreu, proprietária da CEVADAS “a gama de produtos a desenvolver apresenta um elevado potencial de inovação, especificamente pela aposta na autenticidade e qualidade de um produto tradicional, enquadrado no conceito de alimentação mais saudável e original e pelo recurso a novas matérias-primas, nunca exploradas nesta indústria - macroalgas e plantas halófitas. A distinção foi recebida com bastante satisfação, não só pelo trabalho decorrido até agora, mas sobretudo pela motivação acrescida para todo o caminho que nos falta percorrer”.

A oportunidade de desenvolver este projeto surgiu de uma forma orgânica, através das sinergias da relação academia com o setor empresarial, que são fundamentais para dinamizar a transferência de conhecimento e estimular a inovação e sustentabilidade no tecido empresarial.

No âmbito da Estratégia UC MAR promovida pela Universidade de Coimbra, o Laboratório MAREFOZ tem-se aproximado e trabalhado para e com as empresas e entidades locais da Região Centro em diversos projetos de monitorização de qualidade ambiental, valorização de recursos marinhos, desenvolvimento de produtos e serviços e a conservação de ecossistemas.

A parceria do Laboratório MAREFOZ e da CEVADAS nasceu da capacidade da empresa identificar oportunidades no que se refere à aproximação do setor da charcutaria tradicional às tendências de consumo atuais, nomeadamente:

• Resolução da problemática do teor de sal na charcutaria tradicional;

• Conceção de um produto com características saudáveis no que diz respeito à utilização de aditivos emulsionantes sintéticos;

• Introdução de um produto de charcutaria num nicho de mercado reservado aos produtos saudáveis;

• Desenvolvimento de um produto com características organoléticas e nutricionais que poderá ser direcionado ao público com necessidades especiais.

Desta forma, de modo a responder aos desafios identificados, a empresa empreendeu atividades de I&D que foram apoiadas pela Universidade de Coimbra através do Laboratório MAREFOZ, tornando a CEVADAS numa empresa pioneira no desenvolvimento de um novo produto de charcutaria funcional e inovador no mercado, com benefícios para a saúde quando comparado com a oferta tradicional. A distinção deste projeto só demonstra a importância e interesse do trabalho que se tem vindo a desenvolver e como o trabalho produzido com a empresa CEVADAS é um exemplo de uma parceria de sucesso.

Parte do trabalho foi desenvolvido no âmbito do Vale I&D para empresas, sendo cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.