Institucional

UC Teacher e UC Student - "Best Education Project"

O reconhecimento da capacidade e independência tecnológica da nossa UC.

10 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

É com muito orgulho que as nossas aplicações UC Teacher e UC Student, desenvolvidas de raiz pela nossa equipa e para a Universidade de Coimbra, são finalistas na categoria "Best Education Project", na 6ª edição do Portugal Digital Awards.


"A Universidade de Coimbra (UC) está entre as instituições finalistas da 6.ª edição dos Portugal Digital Awards, uma iniciativa conjunta da IDC Portugal e da Axians, que premeia os melhores projetos e práticas de transformação digital de organizações nacionais. A UC é uma das três nomeadas na categoria Best Education Project, com o projeto UC Teacher, uma plataforma académica online que, em ligação com o sistema académico Nonio, disponibiliza salas virtuais por unidade curricular/turma para a realização de aulas síncronas, desmaterializa o lançamento de sumários e a gestão de presenças, bem como apresenta diversas funcionalidades de acompanhamento dos estudantes, através da disponibilização de materiais de apoio, conteúdos gravados, grupos de conversação, salas de vídeo privadas e tradução automática, entre outras.

Lançada em setembro de 2020, no arranque do ano letivo 2020/21, com versões para docentes (UC Teacher) e para estudantes (UC Student), e adaptada à utilização em computador, tablet ou telemóvel, esta plataforma veio dar resposta à necessidade de digitalização de processos potenciada pela pandemia de Covid-19, potenciando uma maior proximidade entre docentes e estudantes. No período de um ano registou cerca de 40.000 aulas e reuniões virtuais envolvendo 30.000 utilizadores ativos, e gerou 400 TB (Terabyte) de tráfego áudio e vídeo.

A nomeação como finalista, entre mais de 300 candidaturas aos Portugal Digital Awards, numa categoria onde as outras candidatas são a Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a estação televisiva SIC, “constitui uma prova do potencial desta plataforma, que continuará a evoluir de acordo com as sugestões da comunidade académica, bem como do reconhecimento externo que já logrou obter”, afirma o Vice-Reitor da UC, Luís Neves.

Os vencedores da 6ª edição dos Portugal Digital Awards vão ser revelados numa cerimónia a realizar na terça-feira, dia 14, no Casino Estoril."


Aceda ao artigo original aqui.


Para saber mais, não deixe de visitar os nossos sites UC Teacher, UC Student e UC Meetings.
Consulte também o canal YouTube da UC Framework e assista aos vídeos disponibilizados.

Partilhe