Tecnologia

Transformação digital da UC - Update #1

Descubra a resposta da UC Framework no seu primeiro ano de atividade, na implementação da estratégia digital da UC.

24 agosto, 2021≈ 2 mins de leitura

Transformação digital em resposta à pandemia

Para um enquadramento base tecnológico, é importante conhecer a resposta digital da Universidade de Coimbra perante os desafios impostos pela pandemia que assolou o mundo em 2020. Com uma visão estratégica única, nas mais diversas áreas de atuação, a UC encara a pandemia como uma oportunidade ímpar de implementar novas ideias e conceitos, para melhor responder às necessidades da sua comunidade.

As imagens seguintes identificam as principais plataformas digitais implementadas, bem como os blocos de suporte de uma arquitetura digital única, durante plena adaptação académica ao mundo virtual.

Fase 1.0

Durante a primeira fase de implementação são criados os principais blocos tecnológicos que permitem o desenvolvimento de todas as novas plataformas. A reutilização de recursos, integração de API internas e o desenho de uma arquitetura baseadas em micro-serviços, criam um ecosistema digital coeso, seguro e altamente escalável (horizontalmente), de acordo com as necessidades presentes e futuras.

A imagem seguinte mostra a capacidade adquirida pela base tecnológica, que garante uma resposta mais rápida na deteção e resolução de problemas e acelera e agiliza o próprio desenvolvimento das plataformas. De outra forma não seria possível, em tempo útil, manter e evoluir várias plataformas em plena utilização por mais de 20.000 utilizadores ativos.

As soluções concorrentes existentes no mercado contam com um vantagem de vários anos de investigação, desenvolvimento e experiência. Apesar disso, a UC conseguiu responder e criar soluções próprias, que abrem inúmeras novas possibilidades para um futuro digital que controla.

Muito embora, perante o repto da pandemia, já existissem plataformas que fossem capazes de dar resposta a este desafio, essa resposta era sempre parcial, na medida em que, apresentavam limitações por não se tratarem de plataformas académicas mas sim plataformas generalistas sem funcionalidades ajustadas ao contexto.

Estas novas plataformas, desenhadas com uma visão de conjunto, foram capazes de, num primeiro momento, dar resposta às dificuldades sentidas e serão também capazes de melhorar, por permitirem agilizar processos, a produtividade de docentes e estudantes, sem nunca comprometer a sustentabilidade do "negócio" (trazendo inclusivamente melhorias neste âmbito) e com especial cuidado para aproximar, ao máximo, a experiência do utilizador à realidade que toda a sua vida conheceram.


Para conhecer um pouco melhor as funcionalidades desenvolvidas para a UC TEacher e UC Student, veja alguns dos nossos tutoriais em vídeo, disponíveis em https://www.youtube.com/channel/UCwjmx6o5PaqW4oG72N8wkfA

Fase 2.0 - em curso

Para o novo ano letivo, 2021-2022, estão em fase de conclusão mais funcionalidades e novas soluções (que reutilizam as tecnologias criadas).

O futuro

A UC Framework vai continuar a criar novas soluções para apoiar a estratégia digital definida pela Universidade de Coimbra, com total autonomia tecnológica e uma visão única de conjunto. O desenvolvimento de tecnologias próprias e a centralização de funcionalidades permitem-nos acelerar o desenvolvimento e disponibilizar plataformas cada vez mais completas, seguras e únicas, apenas disponiveis na Universidade de Coimbra.

Com uma equipa de suporte e formação dedicada, vamos continuar a prestar um apoio próximo a todos os nossos utilizadores. São eles, através da comunicação de problemas, envio de sugestões e melhorias, que permitem continuamente melhorar as plataformas que desenvolvemos.

O futuro digital e o posicionamento competitivo das organizações estará dependente da sua capacidade de resposta e autonomia tecnológica.
Neste sentido, a fase 2.0 da transformação digital da Universidade de Coimbra irá permitir consolidar o investimento iniciado em 2020 e continuar a reforçar e aumentar a vantagem competitiva da oferta digital à sua comunidade.