Tecnologia

Novas funcionalidades para criação e gestão de exames e questionários na UC Teacher

A Exams 2.0, integrada na UC Teacher, traz um novo construtor de questionários, a possibilidade de clonar exames, correção automática de perguntas de escolha múltipla, entre muitas outras novidades.

04 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

A principal novidade da nova aplicação de exames é a introdução de um construtor de questionários (Exam Builder). Este construtor permitirá aos docentes criar os seus próprios questionários usando um conjunto predefinido de tipos de perguntas. Caso o questionário seja extenso, as perguntas podem ser distribuídas por seções ou páginas. Quando a pergunta é de escolha múltipla, o docente poderá indicar a resposta certa e dessa forma, o exame será corrigido automaticamente.

Para cada exame, o docente poderá indicar as opções de acesso ao enunciado por parte dos estudantes, partilhar o acesso às respostas com outros colegas docentes, clonar o exame, entre outras opções de gestão.

O docente terá também acesso uma área onde encontra todos os seus exames, podendo filtrá-los pelo seu estado. É a partir daí que pode, para cada exame terminado, aceder às respostas.

A área de respostas mostra um resumo das respostas da turma, indicando o número de respostas certas de cada estudante (quando for possível a correção automática) e a pontuação (em percentagem).

É também a partir daqui que os docentes poderão descarregar um ficheiro (.csv) com todas as respostas ou, clicando em cada estudante, ver as respostas desse estudante.

A página que disponibiliza as respostas de cada estudante, mostra o enunciado completo, estando assinaladas as respostas certas sempre que isso for possível.

As novas funcionalidades de construção, disponibilização e correção de exames ainda não estão disponíveis para professores e alunos, encontrando-se em fase de testes e refinamento. No entanto, uma versão limitada destas funcionalidades está em uso pelo curso de b-learning "Formação geral de um médico autónomo".

Partilhe