Arquivo Audiovisual Max Stahl, a 1.ª Coleção digital na UC Pages

No passado dia 20 de maio de 2022 celebraram-se os 20 anos de independência de Timor-Leste e a Universidade de Coimbra (UC) juntou-se a essa comemoração apresentando publicamente a nova plataforma digital do Arquivo Audiovisual Max Stahl, jornalista britânico cujo trabalho foi determinante na independência daquele país.

25 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

Esta plataforma, disponível em www.uc.pt/collections/max-stahl, foi desenvolvida pela equipa da UC Framework e é a primeira coleção digital na UC Pages, revelando-se como mais uma funcionalidade que enriquece a mesma dando a possibilidade à UC de recorrer a esta ferramenta sempre que pretenda disponibilizar coleções digitais dos mais variados temas.

Deste projeto, realçamos dois desafios fundamentais: primeiro, recuperar/converter para formatos modernos cerca de 100 vídeos e, segundo, criar a primeira coleção digital na UC Pages disponibilizando as funcionalidades essenciais para a gestão das mesmas, incluindo toda a interface de administração e também toda a interface pública.
No que diz respeito ao restauro dos vídeos, destacamos a utilização de técnicas de Inteligência Artificial e de Machine Learning para a conversão dos mesmos para alta definição (1080 p), tendo 9x mais píxeis do que os vídeos originais. Para além deste desafio, houve igualmente um trabalho muito significativo ao nível do enriquecimento dos conteúdos com recurso a metadados, catalogação semântica e introdução de funcionalidades extra, como é o caso de legendas geradas automaticamente.
Paralelamente, foi criada toda uma identidade visual, que passou pela seleção de cores, pela criação de ilustrações para ambientes desktop e mobile, incutindo na coleção digital uma marca única.

Para a UC Framework foi um privilégio ter assumido a responsabilidade de criar um espaço digital atrativo e moderno para acolher uma parte dos conteúdos do espólio audiovisual já existentes no Arquivo Max Stahl, dando-lhes uma roupagem de modernidade, de interatividade e de diversidade, tornando a sua consulta uma experiência muito rica para o utilizador, que acede aos conteúdos através de uma interface extremamente intuitiva e ágil. Mas sobretudo, o trabalho desenvolvido pela nossa equipa, e como referiu Jorge Gamito, gestor de projeto da UC Framework, pretendeu ir mais além do que criar um simples espaço para publicar conteúdos online. A criação da coleção digital Max Stahl foi o contributo que a UC Framework deu, com aquilo que sabe fazer melhor, para ampliar o legado do jornalista Max Stahl e, com isso, preservar a memória, a identidade de um povo e da criação da sua nação.

Coleções Digitais: funcionalidades e desenvolvimentos
- Personalizar graficamente as coleções
- Adicionar 5 tipos de conteúdos: animação, áudio, imagem, texto e vídeo
- Definir uma imagem de capa para os vídeos