'Agenda Coimbra', uma plataforma digital cultural desenvolvida pela UC Framework

17 novembro, 2023≈ 1 min de leitura

O dia 16 de novembro de 2023 ficou marcado pela apresentação pública da plataforma Agenda Coimbra, uma cerimónia realizada no Convento de São Francisco e que contou com a presença do Reitor da UC, Professor Amílcar Falcão, Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Professor Delfim Leão, da Câmara Municipal de Coimbra e também da UC Framework, representada por Jorge Gamito.

Foi a nossa equipa a responsável pelo desenvolvimento desta plataforma tecnológica que pretende reunir online, num único espaço, e numa primeira fase, os diversos eventos culturais, de lazer e outros promovidos pelo Município de Coimbra e pela Universidade de Coimbra.

Desenhada para apresentar um design intuitivo e funcionalidades eficientes, foram vários os desafios que se colocaram no desenvolvimento deste projeto, tendo sido implementadas soluções que garantem, entre outras dimensões, segurança na sua utilização, uma boa usabilidade e facilidade na atualização de conteúdos:

Desafios e soluções

Integração de Dados
Garantimos uma integração eficiente e precisa de dados provenientes de diferentes fontes.

Segurança e Privacidade da Informação

Usabilidade e Acessibilidade
Desenvolvemos uma interface intuitiva e acessível para pessoas e dispositivos.

Manutenção da Atualização de Conteúdo
A plataforma mantém-se atualizada com eventos, através de mecanismos automáticos e sistemas de aprovação rápida.

Qualidade do conteúdo
Asseguramos a relevância dos eventos e a qualidade da informação disponível para cada evento.

Escabilidade
Garantimos o bom desempenho face ao crescimento do número de eventos, visitantes e, por conseguinte, do tráfego e carga de dados.

Tendo por objetivo facilitar o acesso à informação e permitir conhecer, de forma fácil e rápida a agenda cultural do concelho de Coimbra, são várias as funcionalidades que a plataforma integra.

Desde logo, é possível visualizar os eventos em destaque, com a respetiva categoria, data, hora e local e uma descrição mais detalhada ao clicar, sendo neste ambiente que, para além de saber mais informações sobre o evento, também terá a possibilidade de o adicionar ao próprio calendário, partilhar o mesmo nas redes sociais e guardar nos seus favoritos, de modo a melhor gerir as preferências.

Também há espaço para os eventos serem seguidos independentemente da sua categoria ou serem explorados por data ou pelas múltiplas categorias existentes, como Exposições, Literatura, Teatro, Cinema e Audiovisual, Música, Infantil, Cursos e Workshops, Conferências e outras mais.

O campo de pesquisa é iguamente uma funcionalidade a destacar e que poderá ser utilizada recorrendo a filtros (origem do evento, categorias, período de tempo e datas personalizadas), de modo a que mais rapidamente seja possível encontrar a informação desejada.

Naturalmente, a Agenda Coimbra continuará a beneficiar de ajustes e correções que propiciem uma melhoria da experiência do utilizador, no entanto, consideramos que já é um recurso que se configura como uma valiosa fonte de informação que facilita o acesso e a participação da comunidade na sua dinâmica cultural.

Agradecemos a confiança depositada na nossa equipa, UC Framework, para o desenvolvimento deste projeto, que em tanto enriquece toda a região de Coimbra, desde as entidades organizadoras de eventos como os cidadãos em geral.