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Exames

É nesta área que o docente poderá criar novas avaliações ou editar avaliações que ainda não tiveram lugar. É também aqui que o acesso para consulta de avaliações passadas deverá ser feito.

Criar um novo exame


Para dar início à criação de um exame deveremos, no canto superior direito, clicar em "Criar novo". De seguida, ser-nos-á pedido que se defina o título do exame e, após sua definição, passaremos à fase de upload de ficheiros. Aqui teremos a possibilidade de adicionar um ou mais ficheiros ao exame e definir a(s) sala(s) onde ficará disponível. No final, para que o estado do exame altere de "Rascunho" para "Pronto a iniciar", clique em "Terminar edição". Desta feita, conseguirá aceder ao hall do exame, editá-lo ou mesmo eliminá-lo.

Para saber mais sobre como criar um exame, consulte os nossos tutoriais relacionados com exames.

Consultar Exames

Caso se pretenda consultar avaliação passada, deveremos selecionar a avaliação em questão e poderemos aceder aos detalhes da mesma.

Acedendo aos detalhes de uma avaliação iremos encontrar 5 separadores:

Separador exame

Este é o separador de entrada nos detalhes de um exame. Nele poderemos ver o nome do exame e fazer o download dos ficheiros que foram associados à avaliação.

Separador salas virtuais

Aqui pode consultar o número de salas criadas, o número total de alunos que cada sala acomodou e, em detalhe, saber quais os alunos que estiveram presentes e o modo de alocação escolhido.

Sabia que existem 3 modos de alocação de alunos para um exame? Saiba mais na página modos de alocação de alunos.

Separador canais

Neste separador poderemos aceder aos diferentes canais de conversação do exame e ao histórico de troca de mensagens/ficheiros de cada um deles.

Sabia que há um canal específico de conversação para os supervisores de um exame?

Separador permissões

Para cada uma das avaliações haverá a possibilidade de adicionar supervisores. Esta possibilidade poderá ser útil quando exista mais do que uma sala de exame e, desta feita, se possa assim acompanhar melhor os alunos que estejam em cada uma das salas. Para adicionar supervisores, basta indicar o endereço de e-mail respetivo podendo ser dadas, a cada um destes supervisores, permissões para edição de salas virtuais e/ou a associação/remoção de utilizadores.

Neste separador também poderá remover permissões já atribuídas e ver, caso tenham existido, quais os supervisores que cada um dos exames teve.

Separador respostas

Neste separador poderá fazer o download das respostas que foram submetidas pelos alunos.

O download poderá ser feito de forma individual ou de forma massiva com recurso ao download de um ficheiro (zip).

Para além do download das respostas, poderá também exportar listagem de participantes para um ficheiro csv.
Caso opte pela exportação de uma listagem de participantes, poderá ver todos os alunos que estiveram presentes num exame com a indicação do seguinte: número de aluno, sala, número de respostas e nome dos ficheiros submetidos.

Modos de alocação de alunos

Caberá ao docente, a definição do modo de alocação de alunos para um exame.

Esta definição, consoante o número de salas que sejam criadas, poderá impactar na forma como os alunos acedem à(s) sala(s).

Alocação aleatória

Neste modo de alocação, como o próprio nome indica, haverá uma aleatoriedade na distribuição dos alunos pelas salas existentes.

Muito embora o processo seja aleatório, será sempre mantido um equilíbrio, i.e., caso tenhamos por exemplo 2 salas, nunca teremos uma sala a acomodar a totalidade dos alunos e uma outra sem qualquer aluno. Este modo de alocação terá impacto quando exista mais do que uma sala.

Sabia que caso um aluno saia e volte a entrar num exame, se o modo de alocação for o aleatório, o aluno entrará sempre na mesma sala?

Alocação contínua

Neste modo de alocação, o docente poderá definir o número máximo de alunos (10, 25 ou 50) que cada uma das salas acomodará.
Atingindo-se o limite definido, os alunos começarão a entrar nas salas seguintes.

Sabia que o sistema não cria, de forma automática, novas salas quando o limite de alunos seja atingido? Assim sendo, o docente deverá, previamente, criar o número de salas que se considerem ser necessárias.

Alocação escolha livre

Neste modo, o aluno, livremente, poderá selecionar a sala de exame onde quer entrar.
Este modo terá impacto quando exista mais do que uma sala de exame.

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